Ibovespa tomba com aperto do Federal Reserve

Ibovespa

Às 12:05, o Ibovespa caía 1,44 %, a 114.961.80 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O 💥️Ibovespa recuava nesta quinta-feira, chegando a trabalhar abaixo dos 115 mil pontos momentaneamente, afetado pelo forte declínio de commodities, além de preocupações com uma eventual redução de estímulos monetários pelos 💥️Estados Unidos começando neste ano.

Em paralelo, no 💥️Brasil, agentes financeiros continuam desconfortáveis com a tensão e os ruídos no ambiente político-institucional e a deterioração nas perspectivas fiscais do país.

Às 12:05, o 💥️Ibovespa caía 1,44 %, a 114.961.80 pontos. No pior momento, chegou a 114.801 pontos, mínima intradia desde o final de março. O volume financeiro somava 9,4 bilhões de reais.

No exterior, as bolsas recuavam após a ata da última reunião do banco central norte-americano mostrar na véspera que membros do 💥️Federal Reserve esperam dar início à redução de estímulos ainda neste ano, começando a cortar seu programa de compra de títulos.

“A ata do Fed mudou a expectativa do mercado sobre a continuidade da política monetária extremamente estimulativa para os próximos meses”, observou a equipe da CM Capital em nota a clientes mais cedo.

“É o famoso ‘tapering'”, afirmou o chefe de renda variável da Levante Ideias de Investimentos, Flávio Conde, avaliando a reação mais negativa no mercado como “exagerada”.

Em Nova York, o S&P 500 zerou as perdas e rondava a estabilidade, com dados mostrando que os novos pedidos de auxílio-desemprego recuaram para uma mínima de 17 meses na semana passada, com 348 mil solicitações.

“O número menor mostra que a economia americana está se recuperando e, provavelmente, a redução no valor de compras de títulos públicos pelo Fed terá efeito pequeno ou até mesmo zero”, acrescentou Conde.

Entre as 💥️commodities, os futuros do 💥️minério de ferro na 💥️China afundaram mais de 7%, para uma mínima desde fevereiro, enquanto o 💥️petróleo recuava mais de 2%, com o Brent tendo tocado níveis de maio.

No Brasil, os negócios seguem pressionados pela avaliação de que o risco fiscal voltou com força nos últimos dias, além do clima político turbulento, com tensão entre os poderes.

A Genial Investimentos cita entre os principais fatores para a piora na percepção fiscal a questão dos precatórios, a incerteza quanto ao valor do Auxílio Brasil e a suposta renúncia tributária com a reforma do Imposto de Renda, conforme comentários enviados a clientes nesta quinta-feira.

“A dúvida entre os investidores é se o presidente vai manter a austeridade fiscal, dada a proximidade das eleições”, acrescentou, citando que o risco fiscal está gerando forte pressão negativa nos mercados e que o movimento que deve continuar pelo menos até que estas incertezas sejam reduzidas.”

DESTAQUES

💥️Vale (💥️VALE3) caía 4,7%, tocando mínimas desde abril, em meio ao tombo dos preços do minério de ferro na China. Além disso, o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça o arresto cautelar de bens das mineradoras e da BHP Group no valor dos créditos listados pela sua joint venture Samarco no pedido de recuperação judicial, de 50,7 bilhões de reais. No setor de mineração e siderurgia, 💥️CSN (💥️CSNA3) recuava 4,9% e 💥️Usiminas (💥️USIM5) perdia 3,75%.

💥️Petrobras (💥️PETR3;PETR4) cediam 1,3% e 1%, respectivamente, na esteira da queda dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent mostrava um declínio de 2,3%.

💥️Itaú Unibanco (💥️ITUB4) recuava 0,4% e 💥️Bradesco (💥️BBDC4) caía 0,5%, corroborando a fraqueza do Ibovespa, enquanto  💥️Banco do Brasil (💥️BBAS3) tinha elevação de 1,2%.

💥️Weg (💥️WEGE3) tinha alta de 2,7%, em sessão de recuperação, após recuar mais de 3% na véspera.

💥️Assaí (💥️ASAI3) avançava 2,6%, tendo de pano de fundo relatório da XP Investimentos reiterando recomendação de ‘compra’, com preço-alvo de 24 reais, após ‘live’ com o CEO da companhia, Belmiro Gomes. Entre as principais mensagens, os analistas citaram que os resultados permanecem sólidos. No setor, 💥️Carrefour (💥️CRFB3) subia 3%.

💥️Eneva (💥️ENEV3) valorizava-se 2,6%, encontrando respaldo em relatório do Bank of America, iniciando a cobertura da empresa com recomendação de ‘compra’ para as ações e preço-alvo de 19 reais.

💥️(Atualizada às 11:05)

O que você está lendo é [Ibovespa tomba com aperto do Federal Reserve].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...