Além de chardonnay e sauvignon blanc: vinhos brancos para sair da mesmice
Para quem também acredita que "vinho é só tinto", é bom lembrar que os brancos também oferecem possibilidades sensoriais infinitas e são os que mais combinam com nosso clima tropical.
A quem não quer ficar no samba de uma uva só, sommelier e consultor Adiu Bastos, fanático por uvas raras e a reportagem de 💥️Nossa fizeram uma seleção de castas brancas diferentonas ou pouco conhecidas, mas que são facilmente encontradas por aí.
💥️Gewürztraminer
Encruzado, uva do Dão que merece sua atenção
A encruzado está longe de ser um fenômeno de popularidade mundial, mas quem sabe das coisas tem essa uva típica da região do Dão em alta conta. Dela são feitos alguns dos vinhos brancos mais delicados e elegantes de Portugal.
Limão, ervas, pêssego, damasco e melão estão entre seus aromas mais evidentes. Próprios para o envelhecimento em madeira, por causa da boa acidez, os vinhos de encruzado ganham notas de nozes e também pode surgir o aroma petrolado (cheirinho de plástico) no buquê.
💥️O que provar: Vinha dos Amores Encruzado (Zatto Market), da Casa de Santar, é um dos grandes exemplares de Encruzado disponíveis no Brasil. A passagem de 12 meses por carvalho francês aporta notas tostadas e de baunilha.
Prove também Quinta dos Carvalhais Encruzado 2018 (Zahil), Casa da Passarella O Enólogo Encruzado (Premium Wines), Pedra Cancela Vinha da Fidalga Encruzado (Total Vinhos), Quinta da Falorca Encruzado (World Wine) e Ribeiro Santo Encruzado (Woods Wine).
O que você está lendo é [Além de chardonnay e sauvignon blanc: vinhos brancos para sair da mesmice].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments