FMI aprova mais mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia.pt - Última hora e notícia
💥️O acordo foi assinado em meados de setembro e eleva para 💥️8,7 mil milhões de dólares💥️ (80 milhões de euros) 💥️os fundos já pagos à Ucrânia,💥️ dos 15,6 mil milhões de dólares (14,3 mil milhões) previstos no programa.
Este último pacote faz parte de um 💥️grande plano de ajuda internacional no valor total de 122 mil milhões de dólares (112 mil milhões de euros), aprovado em março de 2023 💥️por todos os países que apoiaram a Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
"O desempenho do governo ucraniano e os compromissos assumidos no âmbito do programa continuam a ser sólidos. Todos os critérios de desempenho foram cumpridos, e os de setembro parecem estar no bom caminho", salientou a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, citada em comunicado.
No entanto, devido ao impacto da guerra em curso, na sequência da invasão russa em fevereiro de 2022, "espera-se que a 💥️recuperação económica abrande devido ao impacto dos ataques às infraestruturas energéticas e o risco para as perspetivas permanece elevado", acrescentou.
Entre as recentes medidas tomadas, o governo ucraniano anunciou, no final de julho, que tinha chegado a um💥️ acordo para reestruturar parcialmente a sua dívida externa no valor de 20 mil milhões de dólares (18,4 mil milhões de euros).
Na altura, o Ministério das Finanças ucraniano declarou que o 💥️acordo permitiria poupanças de 11,4 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) nos próximos três anos e de 💥️22,75 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros) até 2033.
O FMI descreveu o acordo como💥️ "um passo importante na estratégia global das autoridades para restaurar a sustentabilidade da dívida".
A organização financeira multilateral disse que a estratégia de reestruturação das autoridades ucranianas e outras medidas "serão 💥️essenciais para reduzir o peso da dívida da Ucrânia para níveis sustentáveis, criando assim espaço para despesas essenciais e apoiando o crescimento".
O que você está lendo é [FMI aprova mais mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia.pt - Última hora e notícia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments