Cabo submarino da Google terá impacto de 500 milhões de euros na economia nacional - Negócios T

Nuvem, o cabo submarino da Google vai ter amarração nos Açores, prometendo democratizar o acesso à tecnologia, com um impacto de 500 milhões de euros na economia nacional, segundo revelou a gigante tecnológica. Cabo submarino da Google terá impacto de 500 milhões de euros na economia nacional

O cabo submarino da Google, que ligará os Estados Unidos a Portugal com amarração nos Açores, 💥️vai “democratizar o acesso à tecnologia”, prevendo-se um impacto de 500 milhões de euros na economia nacional, anunciou hoje a tecnológica.

“Estamos muito satisfeitos por anunciar a extensão do cabo ao arquipélago. 💥️Achamos que o Nuvem vai melhorar a resiliência da rede em todo o Atlântico, ajudando a satisfazer a crescente procura de serviços digitais”, afirmou o diretor (CEO) da Google em Portugal.

💥️Bernardo Correia falava no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, Açores, na apresentação do cabo submarino da Google designado por “Nuvem”, que vai ligar os Estados Unidos à Europa, com amarração no arquipélago açoriano e em Sines.

O responsável da Google considerou que o projeto, além de “reforçar o compromisso histórico” entre os Estados Unidos e Portugal, vai apoiar o “💥️desenvolvimento das infraestruturas de tecnologia de informação”.

Cabo Submarino Nuvem da Google Cabo Submarino Nuvem da Google

“Um investimento desta natureza pretende democratizar o acesso à tecnologia e aos dados. Com este novo cabo Nuvem, queremos que seja um 💥️condutor para novas ferramentas de inteligência artificial, serviços de cloud e ferramentas de transformação digital que ajudarão a corresponder às exigências”, reforçou.

Em 04 de julho, a 💥️Google pediu ao regulador americano uma licença para construir um cabo submarino de fibra ótica de 6.900 quilómetros, que vai amarrar nos Açores e Sines, afirmando tratar-se da primeira ligação direta entre Estados Unidos e Portugal, de acordo com um documento a que agência Lusa teve acesso. A tecnológica pretende ter o sistema operacional em 2026.

Hoje, na apresentação, a Google adiantou que “ainda não fez a análise económica” relativa ao "Nuvem", mas disse esperar que o retorno para a economia do país seja semelhante ao resultante da ligação do cabo "Equiano" (entre Portugal e África), 💥️cifrado em cerca de 500 milhões de euros.

“Embora não tenhamos feito as contas para o Nuvem, no caso do Equiano os estudos mostram que o impacto combinado (…) 💥️foi projetado na casa dos 500 milhões de euros para a economia nacional. Esperamos que o Nuvem esteja nessa ordem de grandeza e magnitude”, declarou.

Bernardo Correia destacou que, apesar de se tratar de um investimento da Google, o “excesso da capacidade” do cabo “poderá ser utilizado pelos outros operadores”.

Segundo disse, aquele cabo submarino vai 💥️permitir a “redução da latência na transmissão de dados na rota transatlântica”, tratando-se de “um primeiro passo importante para trazer os Açores de volta a 💥️um lugar central no mapa das comunicações 💥️global”.

Na sessão, a cônsul dos Estados Unidos em Ponta Delgada, Margaret Campbell, afirmou que a “💥️posição dos Açores no centro deste projeto é testemunho da importância geoestratégica do arquipélago”.

O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), em 💥️declarações aos jornalistas, também realçou a “posição geocêntrica” do arquipélago e revelou que o executivo regional tem vindo a trabalhar com a multinacional americana “sem ruído e publicidades”.

Bolieiro ressalvou que as “💥️decisões definitivas são da Google”, mas adiantou que a amarração deverá ser “tendencialmente” feita na cidade da Lagoa, em São Miguel.

“Não quero assumir méritos públicos do mérito privado. 💥️Temos é uma visão estratégica e tudo fizemos para que a escolha fosse pelos Açores”, declarou o líder regional, avançando que não está “nada mensurado” quanto a um possível investimento regional no projeto.

Já a 💥️presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse que o projeto da Google é uma “importância enormíssima” devido à capacidade para promover uma “conectividade de qualidade”.

“💥️Quantos mais cabos, mais resiliência. Hoje em dia, com grandes desafios geopolíticos, o melhor é termos maior resiliência e mais segurança nas comunicações. Vai permitir uma latência e concetividade de qualidade”, sinalizou Sandra Maximiano.

O que você está lendo é [Cabo submarino da Google terá impacto de 500 milhões de euros na economia nacional - Negócios T].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...