Atividade fora do Facebook: boato com conta bancária confunde usuários
O recurso "Atividade fora do Facebook" confundiu os usuários da rede nesta quinta-feira (18). Um vídeo que circula na Internet alerta que a plataforma tem conhecimento sobre todos os aplicativos instalados no celular, incluindo apps que contém credenciais de bancos. A descoberta da ferramenta levou à conclusão de que o Facebook teria acesso a contas bancárias, saldos, senhas e até transferências no banco, entre outras informações armazenadas no aparelho.
1 de 2 Facebook tem acesso à conta bancária? Boato confunde usuários da rede social — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Facebook tem acesso à conta bancária? Boato confunde usuários da rede social — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O assunto despertou dúvidas nos internautas quanto à segurança de seus dados. No Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas no buscador do Google, os termos "Facebook tem acesso à conta bancária" e "Facebook tem acesso a todos os seus aplicativos" apresentaram alto índice de crescimento na última semana. Enquanto isso, "atividade fora do Facebook" teve um aumento de 1.200% nas buscas durante esse período.
2 de 2 Google Trends mostra pico de buscas por "atividade fora do Facebook" — Foto: Reprodução/Google TrendsGoogle Trends mostra pico de buscas por "atividade fora do Facebook" — Foto: Reprodução/Google Trends
No Twitter, alguns usuários também se manifestaram com dúvidas sobre o funcionamento do recurso "Atividade fora do Facebook". Conforme explicou um porta-foz da rede social, não é verdade que o Facebook tenha acesso às contas bancárias de seus usuários.
O que é Atividade fora do Facebook?
Em essência, o recurso Atividade fora do Facebook foi criado para dar mais controle ao usuário sobre a sua privacidade dentro da plataforma. A ferramenta foi lançada em 2023 com o objetivo de facilitar configurar as barreiras de proteção do perfil, como limitar quem pode ver seus posts, e também em relação aos dados. Desse modo, é possível visualizar as informações compartilhadas com outros aplicativos que o usuário conectou ao Facebook e escolher se deseja revogar o acesso.
O recurso apresenta um resumo da atividade que empresas e instituições compartilham com a rede sobre as interações realizadas nas plataformas ligadas a essas organizações. Isso inclui, por exemplo, visitas aos sites e utilização dos aplicativos. Por isso, visando à transparência, a rede social exibe os ícones de apps e endereços na web. Ainda é possível entender quais informações são de fato usadas pela rede e a quantidade de dados recebidos.
Apesar disso, o Facebook alerta que não mostra todas as atividades, mas garante que não as vende para outras empresas. Além disso, a plataforma proíbe que as instituições compartilhem conteúdos sensíveis, como informações financeiras, de saúde, datas de nascimento ou senhas. Entre as práticas que advém da coleta de dados, a rede mostra anúncios personalizados, sugestões de grupos, eventos e marcas que podem ter a ver com o perfil do usuário.
Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger
O que você está lendo é [Atividade fora do Facebook: boato com conta bancária confunde usuários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments