Hackers estão enviando pen drives com vírus pelo correio, alerta FBI
O FBI emitiu alerta de segurança sobre o envio de cartas com pen drives infectados por malware para empresas norte-americanas. Segundo o órgão, a ação é de autoria do grupo de hackers conhecido como FIN7, e tem por objetivo infectar os sistemas de grandes companhias para realizar ataques futuros. O aviso foi enviado pelo Departamento Federal de Investigação na última quinta-feira (6), de acordo com o site especializado em cibersegurança .
1 de 3 Hackers estão enviando pen drives com vírus pelo correio, alerta FBI — Foto: Luciana Maline/TechTudo
Hackers estão enviando pen drives com vírus pelo correio, alerta FBI — Foto: Luciana Maline/TechTudo
Como proteger minha conta de email de invasões? Participe no Fórum do TechTudo
O ataque em questão é do tipo BadUSB. Nele, o dispositivo infectado engana o sistema operacional, que passa a detectá-lo como um teclado. O malware então envia uma série pré-configurada de pressionamento de teclas, que executam comandos para baixar programas maliciosos — criados pelos próprios hackers — para roubo de dados.
O grupo FIN7 empregou vários sistemas de automação de tarefas para download de malware, incluindo o PowerShell. Os programas baixados também foram diversos. Entre eles estavam os ransomwares BlackMatter e REvil, que encriptam todos os arquivos do PC e só os liberam mediante pagamento.
2 de 3 Pen drives LilyGO enviados pelos Correios são usados por criminosos para espalhar vírus — Foto: Reprodução/AliExpressPen drives LilyGO enviados pelos Correios são usados por criminosos para espalhar vírus — Foto: Reprodução/AliExpress
De acordo com o FBI, denúncias sobre essas correspondências têm chegado desde agosto de 2023. Elas foram postadas por meio da United Parcel Service e do Serviço Postal dos Estados Unidos, empresa governamental americana equivalente aos Correios, e tiveram como destino empresas dos setores de transporte, seguros e defesa.
Longo histórico de crimes
O primeiro registro de atuação do FIN7 data de 2015. No ano em questão, o grupo invadiu milhares de sistemas de mais de 100 empresas dos EUA, conseguindo roubar milhões de números de cartões de crédito e débito de seus clientes. Apenas no território americano, os criminosos tiveram acesso a mais de 15 milhões de cartões.
Em outro caso mais recente, que veio à tona em março de 2023, a gangue aplicou um golpe bastante parecido com o atual: pen drives infectados foram enviados pelo correio, mas acompanhados de uma falsa carta de agradecimento da Best Buy, gigante varejista americana.
3 de 3 Carta com pen drive infectado enviada pelo grupo hacker FIN7 — Foto: Divulgação/TrustwaveCarta com pen drive infectado enviada pelo grupo hacker FIN7 — Foto: Divulgação/Trustwave
O FIN7 é formado por dezenas de hackers espalhados pelo mundo. Alguns membros já foram presos pela justiça dos Estados Unidos, local mirado pelos criminosos. A mais recente detenção ocorreu em junho de 2023, quando um ucraniano foi condenado a 7 anos de prisão.
Como se proteger
Existem algumas ações que previnem cair nesse tipo de golpe. A primeira delas é desconfiar de qualquer correspondência, seja eletrônica ou em papel, que dê brindes ou solicite clicar em links. O ideal é só inserir pen drives confiáveis no computador. Eles devem ser de marcas reconhecidas e comprados diretamente da loja, nunca das mãos de terceiros.
Também é importante não deixar o PC ou laptop sem bloqueá-lo antes. Isso porque um criminoso que esteja no local pode aproveitar a ausência do usuário e executar o código em poucos segundos. Além disso, alguns programas avançados de segurança — geralmente em suas versões pagas — contam com recurso de prevenção a ataques BadUSB.
Com informações de The Record, Cisa, FBI (1, 2), G1, Mashable
💥️
Como remover vírus do pen drive
Os cinco maiores golpes amorosos aplicados pela Internet em 2023
Golpe no Instagram usa venda de produtos usados para roubar dinheiro
O que você está lendo é [Hackers estão enviando pen drives com vírus pelo correio, alerta FBI].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments