Inteligência artificial e o futuro do trabalho: afinal o que vai mudar? - Computadores Tek

A talk “Recruiting or computing: How AI is transforming our workforce” foi uma viagem ao futuro do trabalho e ao papel da IA, onde o foco não está apenas na automatização e eficiência, mas também na capacidade humana de adaptação, inovação e liderança. Inteligência artificial e o futuro do trabalho: afinal o que vai mudar? Talk Recruiting or computing: How AI is transforming our workforce Web Summit 2024

Durante a talk “Recruiting or Computing: How AI is transforming our workforce” no Web Summit 2024, três líderes tecnológicos, 💥️Anant Bhardwaj, fundador e CEO da Instabase, 💥️Ping Wu, CEO da Cresta, e 💥️Mohammed Al-Hardan, diretor do TMT da Qatar Investment Authority, partilharam as suas visões sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas formas de trabalhar e no mercado de emprego.

💥️Anant Bhardwaj começou por sublinhar 💥️a transformação que a IA tem trazido ao tratamento de dados em empresas de grande escala. Casos tradicionais, como o processamento de milhares de documentos em pedidos de seguros, têm sido otimizados pela IA, tornando as decisões mais rápidas e precisas. Contudo, o mais fascinante, segundo Bhardwaj, é o aparecimento de casos de uso inesperados, como uma aplicação de IA para seguros de gado, capaz de validar automaticamente a autenticidade de uma perda animal.

Bhardwaj destacou ainda que, 💥️em áreas como os recursos humanos e os departamentos jurídicos, os agentes de IA estão a substituir tarefas repetitivas, permitindo que as equipas se foquem em questões mais estratégicas. Esta inovação traz, segundo ele, uma 💥️nova onda de produtividade.

Ping Wu, CEO da Cresta, falou das novidades na 💥️comunicação assistida por IA, especialmente em call centers onde a barreira da língua pode ser uma dificuldade. Wu explicou que a IA agora permite uma tradução de fala em tempo real, ajudando agentes de serviço ao cliente a 💥️interagir em línguas que não dominam. Com a IA a traduzir instantaneamente, 💥️os agentes podem comunicar com clientes de diferentes etnias e regiões, o que torna as interações mais inclusivas e eficazes.

💥️Veja algumas das melhores imagens do Web Summit 2024 na galeria

“As capacidades da IA em corrigir erros de digitação e melhorar a gramática também surpreenderam, especialmente em agentes para quem o inglês não é a primeira língua”, destacou Wu.

💥️Investimento em inovação num mundo sempre a mudar e competências humanas que realmente interessam

💥️Mohammed Al-Hardan abordou o desafio de investir num 💥️ambiente onde a inovação acontece a um ritmo sem precedentes.

“As grandes mudanças em IA, que antes levavam anos, agora podem ocorrer em meses”, comentou.

Este 💥️ritmo acelerado obriga os investidores a ponderarem quando é o momento certo para apostar numa tecnologia ou empresa específica.

Al-Hardan acredita que 💥️o desenvolvimento da inteligência artificial desafia os investidores a serem cada vez mais ágeis e estratégicos, enquanto as empresas enfrentam uma crescente pressão para inovar e liderar mudanças dentro das suas indústrias.

Questionado sobre as limitações da tecnologia, foi claro: 💥️a inteligência artificial está longe de entender e resolver todos os problemas humanos. “Embora seja excelente na análise de dados passados para prever tendências, questões completamente novas, como a exploração espacial ou física quântica, ainda estão fora do alcance da IA.

Já para 💥️Anant Bhardwaj, 💥️os humanos continuarão a ter um papel essencial, especialmente em áreas que exigem pensamento criativo e inovador.

Ping Wu e Bhardwaj concordaram que 💥️o valor das competências humanas está a evoluir. Para Wu, 💥️as competências relacionadas com a influência, construção de relações e criatividade continuam cruciais, num mundo onde os agentes de IA desempenham papéis cada vez mais técnicos.

“As pessoas vão continuar a precisar de se ‘conectarem’ e isso é algo que uma IA dificilmente substituirá completamente”, disse Anant Bhardwaj.

O CEO da Instabase acrescentou que 💥️os humanos serão cada vez mais valorizados em funções onde possam explorar e questionar conceitos e mistérios que ainda desconhecemos.

Como nota final, Mohammed Al-Hardan lembrou a audiência de que 💥️cada um é um agente de mudança. E que 💥️a liderança é a chave para o sucesso de qualquer organização num cenário em rápida transformação. 💥️“A mudança é a única constante no ambiente empresarial”, afirmou, destacando a importância de adotar uma mentalidade de progresso contínuo.

A equipa do ysoke TEK está a acompanhar o Web Summit 2024. Pode 💥️seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt.

💥️Pode ver as transmissões do palco principal, em streaming

O que você está lendo é [Inteligência artificial e o futuro do trabalho: afinal o que vai mudar? - Computadores Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...