Falha em chip da Apple poderia permitir adivinhação de senhas fracas

Os Macs podem ter uma falha no chip T2 que permitiria descobrir a senha do usuário em apenas dez horas, no caso de um código fraco ou trivial. Segundo o site , especializado em assuntos da Apple, o software Passware possui um novo recurso que tende a ignorar as defesas recentes do chip de proteção. A empresa da maçã foi questionada pelo , mas não chegou a dar uma resposta.

O T2 é um chip criado em 2018 que promete ser uma barreira "física" de proteção contra invasões, uma vez que ele é o responsável por descriptografar o acesso ao SSD, local em que as informações do usuário estão armazenadas. Por padrão, o hardware limita o número de vezes que alguém pode tentar descobrir uma senha. No entanto, um novo módulo do Passware consegue simplesmente ignorar essa função.

🔎 Monitor Apple de R$ 45 mil não deve ser usado em temperaturas muito altas

MacBook Pro 2023 possui o chip T2 — Foto: Divulgação/Apple 1 de 1 MacBook Pro 2023 possui o chip T2 — Foto: Divulgação/Apple

MacBook Pro 2023 possui o chip T2 — Foto: Divulgação/Apple

Assim, um hacker pode criar uma rotina automatizada para descobrir qual é a senha de acesso do usuário testando as cerca de 550 mil palavras-chaves mais usadas no mundo. O processo utiliza um banco de dados criado a partir de vazamentos recentes, além de outras 10 bilhões de senhas de uma base ainda mais abrangente e perene.

Esse tipo de ação ainda é um método lento, e decodificar uma senha complicada ainda é algo que pode demorar milhares de anos, em teoria, como salienta o jornalista Ben Lovejoy. Entretanto, quando o usuário utiliza senhas banais como 123456, por exemplo, o processo pode demorar até dez horas.

Os desenvolvedores do Passware afirmaram que este novo módulo está disponível somente para órgãos governamentais e empresas privadas que consigam justificar o seu uso.

Vale ressaltar que o chip T2 foi criado justamente para dar proteção extra contra possíveis ataques digitais nos computadores da Apple, e que para "quebrá-lo" é necessário que a pessoa mal intencionada tenha acesso físico ao Mac, não sendo possível fazer isso pela internet.

De todo modo, as dicas de segurança digital sempre vão incluir utilizar senhas longas, intercaladas com números, letras e caracteres especiais. Essa ainda é uma forma eficiente de proteger seus dados de uma forma geral. Além disso, não clique em links suspeitos e baixe sempre apps em sites confiáveis.

Lista com Macs que têm o chip T2

iMac (Retina 5K, 27 polegadas, 2023)iMac ProMac Pro (2019)Mac Pro (Rack, 2023)Mac mini (2018)MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2023)MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2023)MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2018)MacBook Pro (13 polegadas, 2023, duas portas Thunderbolt 3)MacBook Pro (13 polegadas, 2023, quatro portas Thunderbolt 3)MacBook Pro (16 polegadas, 2023)MacBook Pro (13 polegadas, 2023, duas portas Thunderbolt 3)MacBook Pro (15 polegadas, 2023)MacBook Pro (13 polegadas, 2023, quatro portas Thunderbolt 3)MacBook Pro (15 polegadas, 2018)MacBook Pro (13 polegadas, 2018, quatro portas Thunderbolt 3)

Com informações de 9to5Mac

O que você está lendo é [Falha em chip da Apple poderia permitir adivinhação de senhas fracas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...