Placa de vídeo 128 ou 256 bits? Veja o que muda entre os modelos

Placa de vídeo é o componente do PC responsável por gerar os gráficos e pela saída de vídeo do equipamento. A GPU pode ser acoplada ao processador — nesse caso, trata-se de uma placa integrada — ou pode ser um componente à parte — sendo chamada de off-board ou dedicada. Para escolher uma placa dedicada para comprar, é preciso observar algumas características importantes, entre elas, a largura de banda, representada em bits. As peças podem ter interface de diferentes valores, sendo as mais comuns as de 128 ou 256 bits.

A largura de banda é uma característica que por vezes fica em segundo plano, mas que pode ser um diferencial interessante para quem busca extrair o máximo de desempenho de sua placa de vídeo. Para te ajudar a entender o que os bits da placa de vídeo podem representar, abaixo o 💥️TechTudo detalha mais sobre a interface da memória e como ela pode impactar na performance.

🔎 O que é multicore? Conheça a tecnologia presente em processadores

Placas de vídeo são muito mais que apenas seus volumes de VRAM — Foto: Divulgação/Asus 1 de 3 Placas de vídeo são muito mais que apenas seus volumes de VRAM — Foto: Divulgação/Asus

Placas de vídeo são muito mais que apenas seus volumes de VRAM — Foto: Divulgação/Asus

📝 Qual é a melhor placa de vídeo barata? Comente no Fórum TechTudo

O que são os bits da placa de vídeo?

Ao procurar por uma placa de vídeo, um dos dados com o qual vamos acabar nos deparando é a largura de banda. As placas mais simples e também modelos mais antigos aparecem com interface de 64 bits, enquanto modelos de entrada e intermediários atuais trazem largura de banda 128 bits. Placas mais avançadas por sua vez, contam com interface de 192 ou 256 bits, havendo ainda soluções que vão além.

Em uma GPU, a largura de banda corresponde à quantidade de dados que ela é capaz de mover entre seu processador e a memória RAM em cada clock — ou seja, em cada ciclo. Assim, podemos definir que, quanto maior o bitrate (taxa de bits), mais velocidade a placa pode oferecer.

Assim, quanto maior for a largura de banda da placa, mais rapidamente a GPU poderá gerar cada quadro. Isso tende a fazer com que a placa ofereça um desempenho mais adequado, principalmente em cenários nos quais o número de quadros seja muito elevado. Logo, os bits da placa devem ser observados principalmente para quem precisa de mais desempenho da GPU, o que ocorre principalmente quando falamos em placas do segmento gamer.

Interface com 256 bits e clock que alcança até 1.845 MHz deixam o processamento muito mais rápido — Foto: Reprodução/Amazon 2 de 3 Interface com 256 bits e clock que alcança até 1.845 MHz deixam o processamento muito mais rápido — Foto: Reprodução/Amazon

Interface com 256 bits e clock que alcança até 1.845 MHz deixam o processamento muito mais rápido — Foto: Reprodução/Amazon

Qual modelo escolher?

Além dos bits da placa, é óbvio que existem outras características que precisam ser observadas em uma GPU. No entanto, comparando duas placas semelhantes que só diferem pela largura de banda, o ideal é considerar a placa com mais bits.

Por si só, a largura de banda não define se uma placa é melhor que a outra, havendo outros fatores que podem ser muito mais significativos. Existem placas modernas que contam com interfaces de memória menores que modelos mais antigos, o que definitivamente não quer dizer que as placas mais novas são piores, afinal, novos chips, tecnologias de RAM e outros recursos podem acabar compensando a quantidade de bits menor.

GeForce GTX 750 TI oferece 2 GB de VRAM no padrão GDDR5 e interface de 128 bits com frequências até 1.020 MHz — Foto: Reprodução/Amazon 3 de 3 GeForce GTX 750 TI oferece 2 GB de VRAM no padrão GDDR5 e interface de 128 bits com frequências até 1.020 MHz — Foto: Reprodução/Amazon

GeForce GTX 750 TI oferece 2 GB de VRAM no padrão GDDR5 e interface de 128 bits com frequências até 1.020 MHz — Foto: Reprodução/Amazon

Desse modo, se você está procurando uma placa de vídeo e, para o mesmo modelo, existem versões com larguras de banda distintas, considerar o modelo que ofereça mais banda tende a fazer com que você tenha mais desempenho.

Porém, se você está na dúvida entre placas de gerações e segmentos distintos, apenas o bitrate pode não ser o suficiente para definir qual placa é melhor. Portanto, é preciso também considerar arquitetura, processador, tecnologia da VRAM e outros pontos que também fazem diferença na performance.

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

O que você está lendo é [Placa de vídeo 128 ou 256 bits? Veja o que muda entre os modelos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...