Batata. Porque é que este alimento cultivado há oito mil anos mudou o mundo?



A batata ✅(Solanum tuberosum) é um tubérculo originário da região dos Andes, o atual Peru, com cerca de 8 mil anos. Apesar de ser o local onde ainda hoje se encontra a maior variedade genética deste alimento (151 espécies selvagens), existem entre 3 a 4 mil variedades, com características muito diferentes.

Foi desde cedo, devido ao seu valor nutricional, um alimento crucial nas comunidades indígenas, inclusive na dieta dos Incas. Com as invasões espanholas nos anos 1500, deu-se a sua expansão para a Europa. O país que mais fez sucesso foi a Irlanda, onde se desenvolveu melhor devido às condições meteorológicas, revela o The International Potato Center. A partir do século XVI deu-se a sua dispersão pelo mundo, desde os Países Baixos à Rússia.

Rebecca Earle, historiadora americana, chama-lhe ✅“o imigrante mais bem-sucedido do mundo” dado que “✅é cultivada praticamente no mundo todo, e em praticamente todos os lugares”, explica no BBC.

A batata é o quarto alimento mais consumido em todo o mundo, e é considerada por muitas populações, parte da sua tradição. Segundo o Porbatata & Associação da Batata de Portugal & “O maior produtor de batata é a China, onde se colhe praticamente um terço da produção mundial (mais de 99 milhões de toneladas).” Quanto a países como a “Rússia, Índia, Ucrânia e Estados Unidos”, são quem ocupa o “Top 5 dos maiores produtores”.

O ano de 2008 foi considerado o Ano Internacional da Batata, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a fim de✅ “consciencializar a população da função primordial da batata para a agricultura, economia e segurança alimentar mundial”.

A BBC refere ainda que, as alterações climáticas podem ter consequências na produção de tubérculos, levado a uma redução global de 26% até 2085.

O que você está lendo é [Batata. Porque é que este alimento cultivado há oito mil anos mudou o mundo?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...