Android vai deixar você arquivar apps para economizar memória; saiba tudo
Uma nova ferramenta que permite que aplicativos pouco usados sejam arquivados no Android está em desenvolvimento pela Google. A novidade, que ainda não tem previsão oficial de lançamento, oferece a opção de arquivar um app na Google Play Store em vez de excluí-lo. Com o recurso, o consumo de memória do aplicativo diminui, mas sem excluir as configurações previamente ajustadas, como login e senha. Permissões concedidas e preferências personalizadas da plataforma também ficam guardadas, caso o usuário queira reativar o aplicativo posteriormente.
🔎 Android: 7 launchers diferentes que vão renovar totalmente o seu celular
A mudança adiciona um novo formato ao sistema do app, que preserva os dados da pessoa, e permite que outras partes dele sejam desinstaladas. De acordo com a Google, será possível reduzir cerca de 60% do armazenamento de um aplicativo com o arquivamento. A função é interessante para plataformas que são usadas ocasionalmente ou com baixa frequência, mas que o usuário não deseja excluir por completo.
1 de 1 Arquivamento de aplicativos pode chegar ao Android no final de 2022 — Foto: Paulo Alves/TechTudoArquivamento de aplicativos pode chegar ao Android no final de 2022 — Foto: Paulo Alves/TechTudo
📝 Como remover vírus de celular Android? Veja no Fórum do TechTudo.
O recurso também é útil ao remover um aplicativo, para que não seja necessário inserir novamente todos os dados já adicionados. Segundo a empresa, até o final do ano a funcionalidade estará disponível para o público em geral. Por enquanto, desenvolvedores de aplicativos e jogos da versão Bundletool 1.10 podem testar a ferramenta. Em vídeo divulgado no Twitter, um internauta realizou o procedimento. Na postagem, ele utiliza o app Google Notícias como exemplo.
O processo é feito diretamente na Play Store, no menu “Gerenciar apps e dispositivos”. Ao selecionar um aplicativo, onde hoje é visto apenas a opção para excluir, há também uma alternativa para arquivamento. De 32 MB, o app reduz para 1,4 MB após ser arquivado. Na tela inicial, o Google Notícias permanece visível, porém, com uma nuvem em cima do ícone, indicando a mudança feita. Ao reativar o aplicativo, ele retoma com todas as personalizações prévias, como login, idioma e sites escolhidos.
Vale lembrar que não se sabe ainda quais versões do Android receberão a novidade.
Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android
O que você está lendo é [Android vai deixar você arquivar apps para economizar memória; saiba tudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments