McLaren domina o treino mais importante de GP decisivo em Abu Dhabi

Lando Norris foi o mais rápido e Oscar Piastri foi o segundo no treino livre mais significativo da preparação do GP de Abu Dhabi, que será o palco da decisão do campeonato de construtores da Fórmula 1. A McLaren está em primeiro, com 21 pontos de vantagem para a Ferrari, e pode conquistar o primeiro título desde 1998.

A McLaren, porém, tem um ponto fraco: sua velocidade de reta no momento é a pior de todo o grid, algo que já deixou os carros laranja expostos na última corrida no Qatar. Mas eles ainda podem mexer nos níveis de asa traseira desta sexta para o sábado e testar uma configuração diferente no terceiro treino livre, que começa às 7h30 da manhã, pelo horário de Brasília.

Depois de liderar o primeiro treino, Charles Leclerc não passou da sétima colocação, enquanto Carlos Sainz foi o quarto colocado. A tentativa da Ferrari de conquistar seu primeiro título desde 2008 sofreu um duro golpe com a confirmação nesta sexta-feira de que Charles Leclerc vai perder 10 posições no grid por conta de uma punição pela troca da bateria de sua unidade de potência. E, até por isso, o foco do monegasco foi na preparação de seu carro para a corrida.

    Lula vislumbra Fernando Haddad como vice em 2026

    Raquel Landim

    Lula vislumbra Fernando Haddad como vice em 2026

  • PRFs da 'câmara de gás' sentiam-se deuses

    Sakamoto

    PRFs da 'câmara de gás' sentiam-se deuses

  • O que a história da criança no avião fala sobre nós

    Luciana Bugni

    O que a história da criança no avião fala sobre nós

  • Acordo Mercosul-UE está muito longe de 'final feliz'

    Fernanda Magnotta

    Acordo Mercosul-UE está muito longe de 'final feliz'

Nico Hulkenberg surpreendeu e foi o terceiro colocado com a Haas, que colocou seus dois pilotos no top 8. Isso é importante porque o time está a cinco pontos da Alpine na luta pelo sexto lugar no campeonato de construtores, uma briga que vale cerca de 10 milhões de dólares.

Assista às transmissões da Fórmula 1 ao vivo no Play e não perca nenhum GP da temporada. A partir de R$ 19,90/mês, você tem acesso aos canais Band, BandSports, e muito mais

Essa segunda sessão de treinos livres é a mais importante do final de semana por ser realizada no mesmo horário da corrida, já ao entardecer em Abu Dhabi. Com isso, a temperatura da pista está mais próxima daquela que os pilotos vão encontrar na corrida, perto dos 30 graus. Nos treinos realizados à tarde, o termômetro marcava mais de 40 graus na pista.

F1 as art #F1 #AbuDhabiGP pic.twitter.com/JjuhWDAFKl

-- Formula 1 (@F1) December 6, 2024

Muitos pilotos tiveram problemas com a altura dos carros, que têm que estar baixos, mas ao mesmo tempo não podem ficar batendo muito no asfalto, pois isso danifica a prancha de legalidade, que serve justamente para controlar a altura. Franco Colapinto perdeu tempo de pista depois de bater muito forte em uma zebra a danificar justamente essa prancha. Leclerc e Max Verstappen também relataram para suas equipes que tiveram pancadas significativas. Verstappen, inclusive, foi apenas o 17º, depois de não ter conseguido fazer uma simulação de classificação limpa.

Colapinto e o companheiro Alexander Albon também vão para a classificação sabendo que terão que cumprir punições. Ambos estouraram o limite de câmbios que podem usar durante a temporada e perderão cinco posições cada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [McLaren domina o treino mais importante de GP decisivo em Abu Dhabi].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...