Como saber se a Vivo está fora do ar

Existem diversas maneiras de saber se a Vivo está fora do ar. De tempos em tempos, são noticiados problemas relacionados ao sinal da operadora, seja por queda de sinal, ou por problemas no 4G. Independente do estado em que residem, é importante que os usuários conheçam métodos e alternativas para verificar a disponibilidade do sinal que, a rigor, interfere em todo o funcionamento dos smartphones, para realizar ligações ou usufruir da internet.

Por isso, o 💥️TechTudo produziu um tutorial com dicas para consultar quedas de sinal, em especial por meio do smartphone.

🔎 Brasília tem a 2ª internet 5G mais rápida do mundo; veja ranking

O Downdetector demonstra os problemas de sinal das operadoras por meio de gráficos — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 2 de 9 O Downdetector demonstra os problemas de sinal das operadoras por meio de gráficos — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

O Downdetector demonstra os problemas de sinal das operadoras por meio de gráficos — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

📱 Não sabe como conectar seu iPhone ao 5G? Entenda como no Fórum TechTudo

1. Averiguar as redes móveis do celular

Passo 1. Para se assegurar de que não há sinal, deve-se primeiro desligar o Wi-Fi do celular para que haja a mudança da fonte de internet. Nos celulares Android, puxe o barra de notificações para baixo e clique no ícone do Wi-Fi. No caso do iPhone, puxe a central de controle para cima e clique sobre o ícone do Wi-Fi.

Passo 2. Confira na barra de status a disponibilidade do sinal, demonstrado por barras assimétricas, da menor para a maior em formato piramidal. Quanto mais barras ativas, maior o sinal disponível. Caso todas as barras estejam inativas ou com um sinal de "X" sob o símbolo, é possível que não haja sinal.

Como mudar a rede do smartphone entre Wi-Fi e 4G/5G — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 3 de 9 Como mudar a rede do smartphone entre Wi-Fi e 4G/5G — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Como mudar a rede do smartphone entre Wi-Fi e 4G/5G — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Inverta os sinais de internet novamente. A ação pode reinicializar a disponibilidade do sinal

2. App oficial da Vivo

Passo 1. É possível também consultar a disponibilidade do sinal através do aplicativo da Vivo. Com o Wi-Fi desligado, clique no ícone do aplicativo e consulte a primeira tela disponível.

Passo 2. Caso o sinal não seja detectado, será exibida uma mensagem informando a falta de conectividade. O usuário pode clicar no ícone de atualização para conferir se o problema persiste. A Vivo também costuma notificar o usuário através do próprio aplicativo, e informar a falta de conexão com a internet 4G/5G.

É possível consultar a disponibilidade do sinal da operadora através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 4 de 9 É possível consultar a disponibilidade do sinal da operadora através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

É possível consultar a disponibilidade do sinal da operadora através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. Caso o aplicativo abra mas o usuário desconfie que haja falta de sinal, basta clicar em "Mais", no canto inferior direito.

Passo 4. Na tela seguinte, clique em "Testar Velocidade" e a seguir, Iniciar. O aplicativo indicará uma possível lentidão do sinal de internet. Caso a opção não esteja disponível em "Acesso rápido", basta clicar em "Mais Opções", depois em "Internet" e em "Testar velocidade".

É possível realizar um teste de velocidade da internet através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 5 de 9 É possível realizar um teste de velocidade da internet através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

É possível realizar um teste de velocidade da internet através do Aplicativo da Vivo — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 5. A Vivo também oferece suporte técnico para consulta do sinal. Ligue apenas o Wi-Fi e busque a área "Suporte Técnico", em Atendimento, na parte inferior da tela de início do app oficial.

Passo 6. Clique sob o ícone da roldana e siga o passo-a-passo informado no App para se certificar de que não haja sinal da operadora.

A consulta do sinal da Vivo pode ser feita pelo aplicativo da operadora — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 6 de 9 A consulta do sinal da Vivo pode ser feita pelo aplicativo da operadora — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

A consulta do sinal da Vivo pode ser feita pelo aplicativo da operadora — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

3. Plataformas de monitoramento

Passo 1. Há também sites que fazem o monitoramento do sinal das redes de operadores, sites e redes sociais, como o DownDetector. Basta acessar o site e clicar sobre a operadora Vivo.

Passo 2. O site oferece informações sobre os problemas identificados nas últimas 24 horas e relatados pelos usuários. Caso o usuário esteja com problemas, é possível relatá-lo também no próprio site.

A consulta de sinal da Vivo pode ser feita utilizando o site "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 7 de 9 A consulta de sinal da Vivo pode ser feita utilizando o site "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

A consulta de sinal da Vivo pode ser feita utilizando o site "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Passo 3. O DownDetector também possui um aplicativo. Procure na lista ou pelo nome da operadora e clique sobre o ícone.

Passo 4. O aplicativo oferece informações como relatório de possíveis problemas, mapa para identificar as principais regiões com problemas de sinal e o tipo de problema reportado.

Informações do aplicativo "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 8 de 9 Informações do aplicativo "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

Informações do aplicativo "DownDetector" — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

4. Cheque as redes sociais

Passo 1. A Vivo também costuma responder aos usuários quanto aos principais problemas através de redes sociais como o Twitter. Basta acessar o perfil oficial (@vivobr) da operadora no Twitter e clicar em "Tweets e respostas".

Passo 2. Por padrão, todas as respostas e posicionamentos individuais para os clientes ficam alocados apenas em "Tweets e respostas". Basta rolar o feed e buscar algum possível posicionamento.

A Vivo costuma responder os clientes via redes sociais como o Twitter — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues 9 de 9 A Vivo costuma responder os clientes via redes sociais como o Twitter — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

A Vivo costuma responder os clientes via redes sociais como o Twitter — Foto: Reprodução/Willian Rodrigues

O que você está lendo é [Como saber se a Vivo está fora do ar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...