Net Speed Flow: PJ apanha jovem por falsidade informática e burla

A Polícia Judiciária (PJ) , através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), deteve, ontem, um homem, de 19 anos, residente na zona do Cadaval, que se dedicava à prática de envio de mensagens SMS, mascarando o remetente, com intuito de provocar engano nos recetores, sugerindo o pagamento imediato de dívidas ao Estado, através de entidade e referência, a fim de evitar execuções fiscais.

Net Speed Flow: jovem detido pela PJ por falsidade informática e burla

A presente investigação teve origem na receção de um SMS no qual a vítima efetua o pagamento atento o prazo mencionado na mensagem. Mais tarde, esta viria a confirmar que o pagamento não foi realizado para uma entidade estatal, mas sim para uma loja online de venda de eletrodomésticos e de outros produtos.

Na sequência da detenção em flagrante delito, aquando da receção da encomenda online, foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido diverso material provatório dos factos em investigação.

A disseminação das mensagens, em número elevado, ocorreu na semana passada e desconhece-se, para já, a quantidade de SMS enviados.

Este tipo de crime, tipificado como falsidade informática e burla, por meio informático, induz as vítimas em erro acerca do verdadeiro remetente da mensagem e leva-as a ter ações imediatas, sem antes verificarem a verdadeira origem ou o descrito na mensagem.

O detido irá ser presente à autoridade judiciária para a aplicação de medidas de coação.

Net Speed Flow: jovem detido pela PJ por falsidade informática e burla

PJ reitera as informações já anteriormente divulgadas para este tipo de crime

O que você está lendo é [Net Speed Flow: PJ apanha jovem por falsidade informática e burla].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...