Conheça Tibia, um dos mais longevos jogos online do mundo

Esta é a edição da Combo, anewsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com as dicas do que você ainda vai jogar.

Em uma indústria acostumada a decretar o fracasso de um jogo em questão de semanas, manter um título online por 27 anos é um feito raríssimo. Conseguir isso com uma desenvolvedora independente, que por anos contou com apenas quatro funcionários, só mesmo "Tibia".

Criado por Guido Lübke, Stephan Payer, Ulrich Schlott e Stephan Vogler, esse RPG online massivo (MMORPG) gratuito vem colecionando fãs desde 1997 e ainda recebe atualizações e correções da CipSoft, desenvolvedora fundada pelos quatro amigos de faculdade.

Quando o jogo foi lançado, a internet ainda dava os primeiros passos como um fenômeno global. As primeiras operadoras começaram a fornecer o serviço no Brasil em 1996 e marcas como Google (fundado em 1998) e Facebook (lançado em 2004) sequer existiam.

"Durante todos esses 27 anos, nunca paramos de trabalhar em ‘Tibia’. Adicionamos mais conteúdo, mais áreas para explorar, novas funcionalidades", afirma Vogler, que visitou o Brasil no fim de junho para participar da gamescom latam. "Mas se você perguntar aos jogadores porque continuam jogando há 10 anos ou mais, eles sempre respondem que é por causa dos amigos que fizeram lá."

Grande parte dessa comunidade, inclusive, é brasileira. Segundo a CipSoft, pouco mais de 40% dos jogadores de "Tibia" estão no Brasil.

Se por um lado o sucesso pode ser atribuído ao seu pioneirismo, por outro o título teve que superar problemas inéditos no então incipiente cenário dos jogos online. Vogler lembra até hoje de uma das maiores crises que o game precisou superar, ainda em seus anos iniciais.

"Lá no início tivemos muitos problemas com ataques de negação de serviço [DDoS]. Os jogadores tentavam derrubar nossos servidores enviando tráfego em excesso. Não porque odiassem o jogo, mas para obter vantagens sobre outros grupos de jogadores", lembra Vogler.

"Uma vez todos os servidores do centro de dados em que estávamos hospedados caíram por causa disso. Então os administradores disseram: ‘tirem seus servidores daqui e vão embora. Não queremos ver vocês de novo nunca mais.’ E nós realmente pensamos: como podemos sobreviver a essa situação?"

Segundo ele, a solução foi encontrar um novo centro de dados e trabalhar em colaboração para melhorar seus protocolos para conseguir uma maior estabilidade nos servidores. "Acho que agora temos uma das soluções mais sofisticadas para garantir que nossos servidores sejam estáveis e funcionem bem", diz.

Outro grande problema superado pelo game foi a existência de bots, que eram criados por jogadores para obter vantagens com seu principal personagem. A situação se tornou tão predominante que começou a desequilibrar o jogo e desagradar outros jogadores. Dessa vez, foi ouvindo a própria comunidade que a CipSoft chegou a uma solução.

O que você está lendo é [Conheça Tibia, um dos mais longevos jogos online do mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...