Botos ganham microchips na amazônia para acompanhamento em meio à seca; veja fotos

Uma equipe de biólogos, veterinários e pescadores capturou temporariamente botos na amazônia nesta semana para estudar sua saúde, na esperança de evitar a repetição da morte de centenas desses mamíferos no ano passado devido a uma seca severa.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Os botos foram trazidos para terra para fazer exames de sangue e outros testes e devolvidos ao lago Tefé, na bacia amazônica, assim que os pesquisadores terminaram seu trabalho, que incluiu a inserção de um microchip para monitorar seu comportamento via satélite.

Os pescadores tiveram o cuidado de não ferir uma boto fêmea adulta durante a captura e a mantiveram perto de seu filhote para evitar o estresse dos animais.

"Nós capturamos uma fêmea que estava acompanhada de um filhote juvenil. Nós nos preocupamos que os dois ficassem bem juntos para evitar o estresse de uma separação. Os pescadores foram extremamente cuidadosos ao puxar as redes para trazer o animal para a beira", disse a líder do projeto Miriam Marmontel, do Instituto Mamirauá de Desenvolvimento Sustentável, que planejou a expedição para capturar temporariamente até 20 botos.

"Ela estava um pouco estressada, mas rapidamente se relaxou e foi possível fazer a amostragem completa", acrescentou.

O trabalho incluiu a remoção de uma amostra para biópsia, para verificar se havia contaminantes em sua gordura, e a colocação de microchip para identificação futura. A implantação de dispositivos para permitir aos pesquisadores acompanhar seus movimentos e as profundidades em que nada, e até mesmo determinar remotamente a temperatura da água via satélite, ainda não foi feita.

O que você está lendo é [Botos ganham microchips na amazônia para acompanhamento em meio à seca; veja fotos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...