Panamá deporta 1º grupo de migrantes detidos em Darién após acordo com EUA

O Panamá deportou, nesta terça-feira (20), 29 colombianos com antecedentes criminais que ingressaram no país pela selva de Darién. O voo foi o primeiro após um acordo sobre migração assinado com os Estados Unidos, em julho, assim que o direitista José Raúl Mulino tomou posse como novo presidente.

"Temos o primeiro voo do convênio financiado pelos Estados Unidos", disse à imprensa o vice-ministro panamenho de Segurança, Luís Felipe Icaza, acompanhado por funcionários americanos, assim que decolou, ao amanhecer, o voo fretado com os expatriados rumo a Bogotá.

Antes de embarcar, o grupo formou uma fila na lateral da pista e cada um passou por verificação com detectores de metais. Os passageiros, que não transportavam bagagem, foram algemados nos pés e nas mãos.

Icaza disse que o próximo voo deverá partir na próxima sexta (23) ou sábado (24).

No acerto feito com o governo panamenho, Washington se comprometeu a custear com US$ 6 milhões (R$ 32,5 milhões) a deportação e expulsão dos migrantes que atravessam o estreito de Darién e chegam ao Panamá rumo aos EUA.

O que você está lendo é [Panamá deporta 1º grupo de migrantes detidos em Darién após acordo com EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...