Trumpismo republicano transformou democratas em máquina implacável

"Muitos dos mesmos políticos que agora abraçam publicamente Trump o temem em particular", disse Nikki Haley em fevereiro. "Eles sabem o desastre que ele foi e continuará sendo para nosso partido. Eles apenas têm medo de dizer isso em voz alta. Bem, eu não tenho medo de dizer a verdade em voz alta."

No entanto, lá estava Haley na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee. "O presidente Trump me pediu para falar nesta convenção em nome da unidade", disse ela. "Vou começar deixando uma coisa perfeitamente clara: Donald Trump tem meu forte endosso. Ponto final."

O Partido Republicano de hoje é o que os cientistas políticos chamam de partido personalista: é construído em torno de uma pessoa, não de uma agenda ou de uma coalizão. O partido é copresidido pela nora de Trump, Lara Trump. Dissidentes, incluindo Liz Cheney, Chris Christie, Adam Kinzinger e até o ex-vice-presidente Mike Pence, foram exilados.

O Partido Democrata provou ser tudo, menos um partido personalista. Sua convenção nesta semana refletirá um ato coletivo histórico: a mobilização do partido para persuadir seu líder, Joe Biden, a se afastar.

Como os dois partidos se tornaram opostos tão perfeitos? Uma razão antecede Trump. A outra razão é Trump.

De Washington, a correspondente da Folha informa o que importa sobre a eleição dos EUA

Há uma contradição no cerne do Partido Republicano que não existe no cerne do Partido Democrata. Os democratas estão unidos em sua crença de que o governo pode e deve agir em nome do público. Estar à extrema esquerda do partido é acreditar que o governo deve fazer muito mais. Estar entre seus moderados é acreditar que ele deve fazer um pouco mais.

Mas todas as pessoas eleitas como democratas, desde a deputada Alexandria Ocasio-Cortez até o senador Joe Manchin, estão lá pelo mesmo motivo: usar o poder do governo para perseguir sua visão do bem. As divisões são reais e muitas vezes amargas. Mas sempre há espaço para negociação porque há uma comunidade de propósitos.

O Partido Republicano moderno, por outro lado, é construído sobre um ódio ao governo. Alguns de seus membros querem ver o governo encolhido e paralisado. Este é o antigo ethos, melhor descrito por Grover Norquist, o ativista anti-impostos que disse: "Eu não quero abolir o governo. Simplesmente quero reduzi-lo ao tamanho em que eu possa arrastá-lo para o banheiro e afogá-lo na banheira."

O que você está lendo é [Trumpismo republicano transformou democratas em máquina implacável].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...