Hospital de Ribeirão Preto cria plantão 24h para atender efeitos dos incêndios no interior de SP

Com o aumento dos atendimentos por problemas respiratórios causados pela fumaça dos incêndios que atingem o interior paulista, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto criou, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, um plantão 24 horas para avaliar, por meio da telemedicina, casos de pacientes e encaminhá-los aos níveis assistenciais mais adequados dependendo do risco de gravidade de cada um.

A iniciativa faz parte de um plano emergencial anunciado neste domingo pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ampliar o atendimento. Em entrevista à Folha, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, disse que o acordo inicial envolveu 26 municípios da região de Ribeirão e que seria estendido a mais 50 cidades da região de Franca (SP).

Paiva explica que casos leves, como irritação das vias aéreas e tosse seca, serão atendidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). "Pedi para os municípios fazerem um levantamento para ver se há falta de medicamentos e insumos para providenciarmos."

Os casos considerados moderados, com algum grau de insuficiências respiratória, por exemplo, e que precisam de suporte de oxigênio, serão triados para as UPAs e os prontos-socorros. E os casos mais graves, encaminhados diretamente aos hospitais.

"A notícia boa é que não tivemos nenhum caso de insuficiência respiratória grave ou de queimados. Com isso, os hospitais não estão pressionados", diz ele.

Segundo o secretário, o impacto maior até o momento tem sido nas UBSs e UPAs, com aumento de até 40% nas queixas relacionadas aos efeitos dos incêndios.

O que você está lendo é [Hospital de Ribeirão Preto cria plantão 24h para atender efeitos dos incêndios no interior de SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...