Café do cerrado mineiro tenta fortalecer marca com jovens agricultores focados em qualidade

Cinco décadas após o início da cafeicultura no cerrado mineiro, novas gerações de agricultores tentam romper com práticas agrícolas tradicionais de olho no mercado de cafés especiais –que cresce em ritmo muito mais acelerado do que o tradicional– e na consequente valorização do produto.

Até poucos anos atrás, a cafeicultura era quase inteiramente voltada para o chamado café commodity –aquele de qualidade inferior. Recentemente, filhos de fazendeiros tradicionais da região começaram a atentar para o crescimento veloz do segmento gourmet e começaram a testar manejos com foco na qualidade.

Com isso, viram os cafés conquistarem prêmios e, consequentemente, atrairem maior visibilidade de compradores internacionais, o que faz com que consigam comercializar os produtos por valores muito acima da média.

É o caso de Gabriel Nunes, 34. Formado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, ele é um dos responsáveis pelo salto de qualidade da fazenda da família, cujo foco é o mercado externo. Cerca de 80% da produção da fazenda é exportada e tem como destino principalmente países da Europa e Estados Unidos, Rússia, Austrália, Japão e Coreia do Sul.

  • 💥️LEIA TAMBÉM: Aos 50, cafeicultura do cerrado mineiro tenta reinvenção com agricultura regenerativa

Muitos dos lotes são vendidos diretamente para torrefações conceituadas de vários lugares do mundo. A renomada cafeteria Proud Mary, com unidades nos Estados Unidos e na Austrália, é uma delas. Especializada em cafés raros e premiados, a empresa inclusive visita a fazenda de Nunes para conhecer in loco os cafés que estão sendo cultivados.

Em 2017, a Nunes Coffee venceu a edição brasileira do Cup of Excellence, concurso de qualidade mais importante do setor, considerado o ‘Oscar’ dos cafés. Foi a primeira grande conquista da região. Desde então, a cafeicultura do cerrado conquistou outros prêmios e ganhou visibilidade no segmento gourmet.

O que você está lendo é [Café do cerrado mineiro tenta fortalecer marca com jovens agricultores focados em qualidade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...