Pertences de Odette de Carvalho e Souza, 1ª embaixadora do Brasil, estão guardados em mala em Portugal

Fernando Pessoa, Emily Dickinson e Franz Schubert têm em comum o fato de parte de suas obras mais importantes ter sido encontrada postumamente: a de Pessoa em uma arca de madeira, a de Dickinson escondida em seu quarto, e a de Schubert em um baú.

Odette de Carvalho e Souza, uma das primeiras embaixadoras de carreira no mundo e a primeira do Brasil, não é uma figura de renome internacional. É desconhecida até da maioria dos conterrâneos brasileiros. Mas os seus pertences, composto por fotografias e anotações pessoais da sua vida profissional e familiar, também ficaram guardados numa mala.

Um dos seus herdeiros permitiu à coluna o acesso inédito a esse acervo histórico, revelando novas vertentes de uma mulher que desafiou limites profissionais e de gênero.

Nascida no Rio de Janeiro em 1904, filha de um Cônsul, Odette de Carvalho e Souza continua a ser uma figura injustamente desconhecida. Não é por falta de vasta produção escrita. Os arquivos da Secretaria-Geral do Itamaraty guardam centenas de seus ofícios diplomáticos. Escreveu prolificamente sobre relações internacionais para o jornal Correio da Manhã (extinto em 1974). Seus relatórios internos perspicazes foram elogiados por ministros e chefes do Estado-maior do Exército.

Mas, como concluem Carolina von der Weid e Eduardo Uziel no capítulo a ela dedicado no livro "DiplomatAs: sete trajetórias inspiradoras de mulheres diplomatas", apesar de ser uma das pensadoras significativas da diplomacia e da política brasileira, foi sujeita a um "processo de apagamento institucional sem paralelo", em contraste com a celebração de diplomatas seus contemporâneos como Araújo Castro (1919-1975) ou Azeredo da Silveira (1917-1990), para não falar de San Tiago Dantas ou Rui Barbosa, homenageados com cátedras, nomes de ruas e extensas biografias.

O que você está lendo é [Pertences de Odette de Carvalho e Souza, 1ª embaixadora do Brasil, estão guardados em mala em Portugal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...