Bombardeio israelense no Líbano mata comandante de braço armado do Fatah

Um ataque aéreo israelense matou o líder do braço armado do Fatah, em Sidon, no sul do Líbano, nesta quarta-feira (21). O movimento palestino, com sede na Cisjordânia ocupada e rival do Hamas, acusou Tel Aviv de querer desencadear um conflito regional derivado da guerra na Faixa de Gaza.

Esta é a primeira vez desde o início da guerra em Gaza que Israel mata um alto dirigente do Fatah, partido liderado por Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, que administra parcialmente a Cisjordânia, território ocupado pelo Estado judeu desde 1967.

O Exército israelense confirmou que havia atacado o comandante Khalil al Maqdah, a quem acusa —assim como a seu irmão, Munir Maqdah—, de trabalhar para o Irã, além de envolvimento em "ataques terroristas" e "tráfico de armas" para a Cisjordânia. Khalil era membro das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa.

Este assassinato é "uma prova a mais de que Israel quer desencadear uma guerra em larga escala na região", afirmou Tufiq Tirawy, membro do Comitê Central do Fatah em Ramallah, sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia ocupada.

O Ministério da Saúde libanês informou, por sua vez, que bombardeios israelenses deixaram pelo menos 1 morto e 19 feridos no leste do país e quatro mortos no sul.

O Hezbollah reivindicou o disparo de foguetes Katiusha contra várias posições militares no norte de Israel, cujas forças contabilizaram uma centena de projéteis direcionados contra a região e as Colinas de Golã, território sírio anexado por Israel.

O atentado coincide com o término da viagem do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, pelo Oriente Médio (Israel, Egito e Qatar) para pressionar por uma trégua na Faixa de Gaza, onde os 2,4 milhões de habitantes estão mergulhados em uma situação humanitária catastrófica.

O que você está lendo é [Bombardeio israelense no Líbano mata comandante de braço armado do Fatah].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...