Veja o que se sabe sobre os reféns que continuam em cativeiro do Hamas em Gaza

Dos 251 reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, 71 estariam vivos e mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza, segundo uma base de dados compilada pela agência de notícias AFP. Outros 34 são considerados mortos e seus corpos ainda estariam no território palestino.

Os reféns são considerados as principais moedas de troca do grupo terrorista para conseguir um cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas e, com isso, a libertação de palestinos detidos em território israelense.

A situação das vítimas é incerta e ficou ainda mais obscura pelos anúncios de mortes confirmadas e de corpos recuperados. O Exército israelense anunciou nesta terça (20) ter recuperado os restos mortais de mais seis reféns.

O anúncio ocorreu enquanto o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, faz um novo giro pelo Oriente Médio para buscar um cessar-fogo e a libertação de vítimas.

Blinken se reuniu com o ditador do Egito, Abdel Fattah al Sisi, que apelou por uma trégua e manifestou temor para a possibilidade de expansão do conflito pela região.

O Hamas, por sua vez, rejeitou as declarações do presidente dos EUA, Joe Biden, de que o grupo estava afastado das negociações. Também afirmou que a facção deseja firmar um acordo de cessar-fogo.

Leia mais detalhes sobre os reféns abaixo:

57 HOMENS, 12 MULHERES E 2 CRIANÇAS

Do total de reféns e corpos levados para Gaza em 7 de outubro de 2023, 116 foram libertados até esta terça —principalmente mulheres, crianças e trabalhadores estrangeiros—, 71 ainda estariam vivos no cativeiro e 64 morreram (os corpos de 30 deles foram repatriados e de outros 34 continuam em Gaza).

A maior parte das libertações ocorreu durante uma trégua de uma semana no fim de novembro passado.

Dos 71 reféns que estariam vivos, 61 são israelenses ou com dupla cidadania, 3 são beduínos (grupo árabe nômade) e 7 são estrangeiros (6 tailandeses e 1 nepalês).

Entre eles, 57 reféns são homens, 12 são mulheres e também há 2 crianças. Desse total, 12 são soldados.

ANÚNCIOS DE MORTOS

Desde o fim da única trégua na guerra, em 1º de dezembro de 2023, apenas seis reféns foram libertados em operações do Exército israelense.

Não é certo que os 71 reféns considerados vivos estejam realmente com vida.

O que você está lendo é [Veja o que se sabe sobre os reféns que continuam em cativeiro do Hamas em Gaza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...