Ucrânia perde F-16 na primeira ação do caça contra mísseis russos
A Ucrânia perdeu um caça americano F-16 logo na primeira vez em que o modelo entrou em combate contra mísseis russos, na segunda-feira (26).
A informação foi adiantada nesta quinta (29) pelo Wall Street Journal. Depois, a Força Aérea de Volodimir Zelenski confirmou que houve um acidente, sem detalhar muito. "A conexão com um dos aviões [em ação] foi perdida quando ele se aproximava do seu próximo alvo. O piloto morreu", afirmou o órgão.
O acidente não muda em nada o rumo da guerra contra a invasão russa do país, mas é um enorme golpe para o moral ucraniano e para o apoio ocidental a Kiev.
Como o piloto não ejetou, uma das possibilidades especuladas em meios militares é de que o avião tenha sido atingido pela defesa antiaérea de Kiev, dado que operava em meio a um ataque múltiplo de mísseis.
Os F-16 estrearam em ação, segundo o próprio presidente disse, para abater alguns dos 127 mísseis lançados contra o país na maior ação do tipo no conflito, em que a Rússia empregou também 109 drones. Kiev disse ter interceptado 102 mísseis e 99 aviões robôs. Desses, quatro modelos de cruzeiro foram derrubados pelos caças.
Os aviões chegaram oficialmente à Ucrânia no começo do mês, após uma longa pressão por parte dos ucranianos. Os números iniciais variam de seis a dez aparelhos, segundo especulações de observadores militares, mas não há certeza sobre isso.
Kiev disse esperar ter até 30 aparelhos no fim do ano, mas é uma previsão otimista. O processo de incorporação de um novo vetor a uma Força Aérea é lento: pilotos, operadores em solo e pessoal de manutenção têm de ser treinados. Isso demoveu a Suécia de enviar Gripen usados e, até aqui, fez ser apenas uma promessa da França a doação de modelos Mirage-2000.
Até agora, a Força Aérea ucraniana operava modelos de origem soviética. No caso de caças, MiG-29 e Su-27, em versões mais antigas do que as usadas pelos russos. Contando aviões de ataque Su-25 e bombardeiros Su-24, o país tinha 124 aeronaves de combate antes da guerra.
O que você está lendo é [Ucrânia perde F-16 na primeira ação do caça contra mísseis russos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments