Aviões fazem pousos de emergência em Guarulhos e Viracopos

Dois aviões de voos comerciais com passageiros tiveram de fazer pousos de emergência em aeroportos paulistas em menos de 12 horas, entre a noite de sexta-feira (16) e a manhã deste sábado (17).

No primeiro caso, os pilotos de um Boeing 777 precisaram levar a aeronave de volta ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para um pouso de emergência, não muito tempo depois de terem partido na noite de sexta.

O voo AA-930, da American Airlines, decolou de Guarulhos às 21h39 com destino a Miami (EUA).

Cerca de dez minutos após a partida, os pilotos interromperam a subida a 16 mil pés (4.876 metros) de altitude e iniciaram órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) sobre o interior paulista.

Após cerca de 30 minutos, os pilotos tiraram o Boeing 777 da espera e seguiram para o pouso, de volta no aeroporto de origem. Durante a aproximação, por volta das 22h40, ao fazer contato com os controladores de tráfego aéreo da torre de Guarulhos e receber autorização para pouso na pista 10L, o piloto informou: "Nós vamos parar no final da pista. Se você tiver veículos de segurança, nos faça uma checagem."

Em seguida, ele explicou que a aeronave tinha uma indicação de problema com a porta do trem de pouso de nariz e solicitou que as equipes de emergência fizessem uma verificação quanto à temperatura dos freios, após a parada.

O pouso foi completado em segurança com os veículos de emergência aguardando nas taxiways ao lado da pista e seguindo o jato durante seu deslocamento. Cerca de quatro minutos depois da parada no final da pista, com a verificação concluída pelos bombeiros, os pilotos do 777-300ER seguiram com o taxiamento rumo ao pátio.

Na manhã deste sábado, um voo entre Curitiba e Campinas precisou ser aguardado por veículos de emergência no destino, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), devido a um imprevisto com a aeronave no momento da aproximação para pouso.

O Embraer 195 de matrícula PR-AYW, da Azul Linhas Aéreas, fazia o voo AD-6025, que partiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, às 7h58 deste sábado.

O voo seguiu sem intercorrências por todo o trajeto, porém, durante a aproximação para o pouso pela pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, às 8h36, os pilotos iniciaram uma arremetida. Após o controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas perguntar o motivo, o piloto respondeu que a aeronave apresentou uma mensagem.

O Embraer 195 foi então colocado em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) nas proximidades do aeroporto, e após cerca de 20 minutos os pilotos levaram o jato para uma nova aproximação.

Sob declaração de emergência, eles informaram ao controlador de tráfego aéreo que parariam o avião na pista.

A aeronave completou o pouso em segurança, às 9h05, com veículos dos bombeiros aguardando nas taxiways ao lado da pista e depois seguindo o E195, como procedimento padrão para prontidão no atendimento de qualquer eventualidade. O controlador, então, disse que os bombeiros fariam uma inspeção.

O que você está lendo é [Aviões fazem pousos de emergência em Guarulhos e Viracopos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...