Como melhorar a percepção de riscos para enfrentar desastres climáticos

O que é uma situação de risco para você? Será que ela é a mesma de alguém que já passou por um desastre climático? A percepção de risco de cada um depende das informações acessadas? Ou está associada ao quadro de valores? A resposta a esta pergunta não é única nem simples. Há múltiplos fatores que se entrelaçam quando tentamos identificar como cada indivíduo apreende a noção de risco.

Os estudos de percepção de risco surgem quando se verifica que todo o conhecimento técnico dos especialistas não reflete automaticamente uma preocupação maior ou menor em relação a uma situação de perigo coletivo entre os integrantes de uma determinada comunidade.

Apesar de o interesse sobre o tema existir desde a década de 1950, apenas nos anos 1990 questões efetivas sobre percepção de risco passaram a ser consideradas. Há várias abordagens de pesquisa na área, mas as mais recentes sublinham o papel do contexto social nesta percepção, destacando que ela é uma construção derivada de práticas coletivas de uma comunidade, ao mesmo tempo em que o comportamento individual de cada um também desempenha um papel ativo neste processo.

Como comunicadora e pesquisadora do tema, entendo que não há como criar pontes com os públicos sem considerar suas referências e pontos de vista. Também é preciso entender que, para uma governança participativa dos riscos, questões comuns precisam ser fortalecidas.

O sociólogo Ulrich Beck afirmou que a percepção de riscos globais poderia criar um envolvimento entre as pessoas, rompendo com a individualização corrente que domina nossos tempos. Para o cientista, essa percepção poderia forjar um movimento coletivo ou, ao menos, agendas comuns.

Contudo, é importante recordar que o ser humano reúne, ao mesmo tempo, a perspectiva social e a individual. Além disso, os riscos percebidos são limitados em decorrência da própria sobrevivência. Nesse sentido, selecionamos os riscos que serão enfrentados e aqueles que serão conhecidos, mas ignorados em prol da própria sobrevivência.

O que você está lendo é [Como melhorar a percepção de riscos para enfrentar desastres climáticos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...