Em três dias de fogo, 200 municípios de São Paulo registraram queimadas

Fogo em vegetação perto de Ribeirão Preto, SP, em 24 de agosto de 2024

Fogo em vegetação perto de Ribeirão Preto, SP, em 24 de agosto de 2024 Imagem: JOEL SILVA/REUTERS

O estado de São Paulo 💥️registrou queimadas em 200 dos 645 municípios entre a quinta-feira (22) e o sábado (24), revelam dados detalhados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 2.621 focos nesses três dias, mais que o registrado em todo o ano de 2023: 1.666 focos.

Segundo a planilha gerada pela coluna na aplicação do banco de dados do Programa Queimadas do órgão, que faz a medição do fogo no país há 26 anos, o fogo se concentrou, em sua maior parte, na região centro-norte do estado.

Nessas 72 horas, o número de focos foi 57% maior que todas as queimadas registradas somadas entre 2022 e 2023. Foram 3.482 incêndios, e metade deles na sexta-feira —dia com mais de um foco por minuto no estado e recorde de fogo em 24 horas.

    Vale escolhe presidente em processo que deixou feridas

    Andreza Matais

    Vale escolhe presidente em processo que deixou feridas

  • Tabata desafia Marçal nas searas jurídica e política

    Josias de Souza

    Tabata desafia Marçal nas searas jurídica e política

  • Quem mais ameaça o Fortaleza no Brasileirão?

    Juca Kfouri

    Quem mais ameaça o Fortaleza no Brasileirão?

  • Há mais uma tentativa de golpe, agora no Congresso

    Wálter Maierovitch

    Há mais uma tentativa de golpe, agora no Congresso

Os municípios de Pitangueiras e Altinópolis foram os que registaram mais fogo, com 88 e 86 casos nesses três dias. Ambos ficam na parte do Cerrado do estado (além dele, São Paulo ainda tem bioma de Mata Atlântica).

O número fora do padrão levou o governo federal a pedir inquéritos à PF (Polícia Federal) para investigar as queimadas no estado, que são em regra provocadas pelo homem. A suspeita é que tenha havido grupos que, intencionalmente e coordenadamente, colocaram fogo em áreas no estado.

Fogo atingiu mais canaviais, diz especialista

A coluna apresentou os dados a Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e coordenadora do MapBiomas Fogo, que afirma que o padrão de incêndios de São Paulo nesses dias está ligado, principalmente, à queima de canaviais.

"Não sabemos se teve licença ou não, se foi criminoso ou não. A única coisa que posso dizer é que realmente queimaram vários canaviais", afirma.

Relacionadas

  • Inpe: SP teve mais queimadas em agosto do que nos dois últimos anos somados
  • Brasil sob queimadas: de onde vem o fogo que causou corredor de fumaça?
  • Calor após a frente fria: cientista explica 'dia assustador' do fogo em SP

Ela lembra que as queimadas atingiram grandes áreas, já que havia uma condição muito propícia por quatro fatores, ao menos:

  • Seca forte
  • Altas temperaturas
  • Baixa umidade do ar
  • Muito vento

19.ago.24 - Fogo em canavial cria nuvem de fumaça às margens da Rodovia Anhanguera, próximo à cidade de Orlândia, no interior do estado de São Paulo

19.ago.24 - Fogo em canavial cria nuvem de fumaça às margens da Rodovia Anhanguera, próximo à cidade de Orlândia, no interior do estado de São Paulo Imagem: GUILHERME VEIGA/ESTADÃO CONTEÚDO

A gente não vê nenhum indício de um fogo natural, mas as condições de tempo ajudaram bastante. Então, se áreas são queimadas intencionalmente, o fogo acaba se espalhando e perdendo o controle; e aí foi atingindo outras próximas.
💥️Ane Alencar

Um outro fator que ela considera importante pontuar é que as temperaturas em São Paulo têm tido oscilações intensas, variando entre ondas de calor e frentes. "Esse processo acaba impactando o material combustível", diz.

O material combustível sofre também com a seca proporcionada pelo frio. E aí, quando vem outra onda de calor, e está tudo seco, ela impacta na condições de [alastrar o fogo]
💥️Ane Alencar

Newsletter

OLHAR APURADO

Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do sobre os principais assuntos do noticiário.

Quero receber

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prejuízo com as queimadas já passa da casa do R$ 1 bilhão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Em três dias de fogo, 200 municípios de São Paulo registraram queimadas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...