Fabricante do avião que caiu em Vinhedo busca encomendas no Brasil

O Brasil é visto como um grande mercado em potencial pela ATR, a empresa europeia fabricante da aeronave que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta (9), matando as 62 pessoas a bordo. Ela é líder mundial em seu setor, o de aeronaves biturboélice para a aviação regional, mas tem enfrentado dificuldades desde a pandemia de Covid-19.

Em 2022, a ATR recebeu 25 encomendas e entregou o mesmo número de aeronaves, o que é considerado pouco. No ano passado, os números melhoraram: 40 pedidos novos e 36 entregas.

"Tivemos encomendas na América Latina", comemorou em fevereiro a presidente da empresa, Nathalie Tarnaud Laude, em entrevista ao jornal econômico francês La Tribune. Francesa com mais de 20 anos de experiência no setor aeroespacial, Tarnaud Laude comanda a ATR desde 2022.

"2024 será um ano importante" para a ATR, disse a executiva na mesma entrevista.

Em 2023, último ano antes da pandemia, a empresa entregou 68 aeronaves. O objetivo da ATR é retornar a esse patamar, com a ajuda de mercados como Brasil, Índia, Indonésia e Filipinas.

A recuperação é lenta devido a problemas na cadeia de abastecimento, pois os fornecedores de matérias-primas estariam dando prioridade aos dois gigantes da aviação comercial, Airbus e Boeing.

A ATR —cujo nome significa Aviões de Transporte Regional— é uma joint venture entre dois gigantes do setor aeronáutico, Airbus (grupo europeu de capital aberto) e Leonardo (italiano).

Sua sede fica em Toulouse, no sudoeste da França, uma região conhecida como "aerospace valley" devido à concentração de empresas do setor aeroespacial. As mais conhecidas são a própria Airbus, que produz aviões comerciais de grande porte, e a Dassault, especializada em jatinhos particulares e em aviões de caça, como o Mirage e o Rafale.

O que você está lendo é [Fabricante do avião que caiu em Vinhedo busca encomendas no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...