BCE alerta bancos sobre falhas para enfrentar ataques cibernéticos

O BCE (Banco Central Europeu) pediu às instituições financeiras que melhorem a capacidade de resposta para se recuperar de grandes ataques cibernéticos. A recomendação foi feita após o primeiro teste de vulnerabilidade do setor financeiro à crescente ameaça dos hackers.

A organização afirmou que o teste encontrou "espaço para melhorias" nas medidas dos bancos para lidar com um cenário de invasão nos sistemas e que ocorram sérias interrupções em bancos de dados e sistemas centrais.

"Os resultados do teste de estresse são perspicazes e mostraram que, embora os bancos tenham capacidade para responder e se recuperar rapidamente, ainda há espaço para melhorias", disse Anneli Tuominen, membro do conselho de supervisão do BCE, que supervisiona os principais credores da zona do euro, na sexta-feira.

Os bancos ocidentais sofreram um aumento nos ataques cibernéticos nos últimos dois anos, que o regulador atribuiu em parte a hackers russos agindo em resposta às sanções impostas ao país e seus bancos após a guerra na Ucrânia. O uso de inteligência artificial por criminosos cibernéticos também aumentou o número e a sofisticação dos ataques.

"A importância da resiliência dos invasores não pode ser subestimada", disse Tuominen, acrescentando que o recente apagão global de TI causado por uma atualização em um software de segurança da CrowdStrike, mostrou como "um incidente em uma instituição pode ter efeitos em cascata em vários setores."

O BCE disse que seu teste de estresse foi projetado para examinar as respostas dos bancos a um grande ataque cibernético e não sua capacidade de impedir que hackers penetrem com sucesso em seus sistemas.

O que você está lendo é [BCE alerta bancos sobre falhas para enfrentar ataques cibernéticos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...