Após semanas de pressão, democratas saúdam Biden como herói; Clintons endossam Kamala

Após semanas de conflito interno, pressão nos bastidores e pedidos públicos de saída de Joe Biden da corrida pela Casa Branca, democratas reagiram ao anúncio de desistência do presidente feito neste domingo (21) saudando-o como um herói nacional que coloca os interesses do país acima dos seus próprios.

Muitos dos que se manifestaram até agora, inclusive os Clintons, declararam apoio à vice Kamala Harris, mesmo nome endossado por Biden. Outros, porém, se limitaram a elogiar a decisão do octogenário, sem anunciar uma preferência de substituto —caso de Barack Obama.

"Nós vivemos muitos altos e baixos, mas nada nos fez temer tanto pelo nosso país quanto a ameaça colocada por um segundo governo Trump", disseram os Clinton, em nota. "Agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com força total para elegê-la. O futuro da América depende disso."

Além de Hillary e Bill, também endossaram Kamala os governadores Gavin Newsom (Califórnia) e Josh Shapiro (Pensilvânia), ambos cotados como opções a Biden, assim como o secretário de transportes Pete Buttigieg.

No Congresso, a vice já recebeu apoio das bancadas progressista e negra, vindo de nomes como da deputada Pramila Jayapal (Washington), das senadoras Tammy Baldwin (Wisconsin) e Elizabeth Warren (Massachusetts), e do deputado Andy Kim (Nova Jersey).

A governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, uma das cotadas para substituir o presidente, afirmou que "Biden é um grande servidor público que sabe melhor do que ninguém o que é necessário para derrotar Donald Trump".

De Washington, a correspondente da Folha informa na newsletter o que importa sobre a eleição

"Meu trabalho nesta eleição continuará o mesmo: fazer tudo o que puder para eleger democratas e parar Donald Trump, um criminoso condenado cuja agenda de aumentar os custos das famílias, proibir o aborto em todo o país e abusar do poder da Casa Branca para resolver suas próprias questões é completamente errada para o Michigan", completou.

Outro cotado para substituí-lo, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, chamou Biden de "extraordinário e marcante". "Ele será lembrado na história como um dos presidentes mais impactantes e altruístas", afirmou.

Shapiro disse que "Biden realizou uma quantidade incrível de feitos para avançar nosso país, defender nossa democracia e proteger a verdadeira liberdade". "Tenho orgulho de trabalhar ao lado dele e sou grato por sua liderança e seu compromisso inabalável de entregar resultados para a Pensilvânia —o estado que o criou."

O que você está lendo é [Após semanas de pressão, democratas saúdam Biden como herói; Clintons endossam Kamala].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...