Com iniciativa Global Gateway, UE apoia o Brasil no combate às desigualdades no mundo

A presidência brasileira do G20 fez do combate à fome, à pobreza e à desigualdade a sua prioridade. O Brasil pode contar com a União Europeia (UE) neste esforço. A reunião dos ministros do Desenvolvimento do G20 desta semana, no Rio de Janeiro, será uma oportunidade de somar esforços para colocar a luta contra as desigualdades no centro da cooperação para o desenvolvimento.

A UE está na liderança desse combate por meio de sua estratégia de investimento Global Gateway, que é a nossa contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelos membros das Nações Unidas.

Nos últimos anos, a UE reformulou fundamentalmente a maneira como se relaciona com o Sul Global. Deixamos de lado a relação doador-receptor para construir parcerias internacionais sólidas, entre iguais e mutuamente benéficas. O Global Gateway incorpora essa mudança de paradigma. Com ele, pretendemos mobilizar investimentos públicos e privados sustentáveis no valor de € 300 bilhões (R$ 1,82 trilhão), adaptados ao contexto específico de cada país, até 2027.

O Global Gateway abrange projetos de infraestrutura, que têm o objetivo de impulsionar a conectividade e desbloquear as oportunidades econômicas oferecidas pela transição verde e digital justa. Há características distintas que tornam o Global Gateway uma oferta de parceria única.

Paralelamente ao desenvolvimento da infraestrutura, estamos investindo fortemente em capital humano —educação, pesquisa e saúde— e em sustentabilidade, incluindo boa governança e combate à corrupção. Acredito que essa seja a chave para o impacto transformador, o valor adicionado e a criação de empregos locais. Por exemplo, recentemente começamos a cooperar em matérias-primas críticas com vários países. Mas nossa abordagem não é simplesmente extrair minerais e enviá-los para a Europa. Em vez disso, investiremos em capacidades locais de refino, qualificação profissional e ecossistemas locais em torno de cadeias de valor.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Com o Global Gateway, não queremos criar dependências prejudiciais. Após sucessivas crises globais, nós, na Europa, tomamos ações para aumentar nossa resiliência contra crises futuras e autonomia estratégica em setores cruciais. E sabemos que nossos parceiros no Sul Global querem fazer o mesmo! É por isso que temos projetos Global Gateway para fortalecer sistemas alimentares sustentáveis, aumentar a produção farmacêutica na América Latina e na África e aproveitar fontes renováveis a fim de proporcionar o direito à energia acessível.

Os investimentos do Global Gateway são sustentados pelos mais altos padrões ambientais, sociais e financeiros. Temos o compromisso de trabalhar para as pessoas. A redução da desigualdade está no centro de nossas ações, e estamos nos certificando para medir o seu impacto. Para cumprir o que dizemos, desenvolvemos o Marcador de Desigualdade, uma metodologia para verificar a parcela de nossas ações que beneficiam significativamente os 40% mais pobres da população.

O que você está lendo é [Com iniciativa Global Gateway, UE apoia o Brasil no combate às desigualdades no mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...