Kamala pode ter números, mas Trump conta a história

A cartilha de Trump para a economia —protecionismo, fim de regulamentações ambientais e corte de impostos— é o completo rechaço do legado de Biden. O que ampara essas propostas é a ideia, tão repetida em seu discurso na convenção republicana, de que a economia americana é terra devastada, e que Biden entrega um país destruído a seu sucessor.

Isso simplesmente não é verdade. O PIB cresceu 2,5% em 2023, mais do que as outras economias desenvolvidas. O desemprego está baixo, em torno de 4%. A inflação, que chegou ao pico em 2022, hoje está em 3% ao ano. A princípio, Kamala tem um legado positivo a defender.

O discurso de Trump, contudo, embora não bata com os números, bate com a percepção de grande parte dos cidadãos. Numa pesquisa de maio (da The Harris Poll para o The Guardian), 56% dos respondentes acham que os Estados Unidos estão em recessão. Entre democratas, foram 49%. Ou seja, parece haver uma desconexão entre os dados e a percepção popular, o que favorece Trump.

Há duas explicações possíveis aí. A primeira é que, apesar das aparências, não há realmente uma desconexão; estamos apenas olhando para os dados errados. O pessimismo com a economia se deve à inflação alta dos últimos anos, que afetou mais o custo de vida do que os salários. Os juros, ademais, ainda estão altos.

Nem tudo, no entanto, se encaixa nessa explicação. Por mais de um ano os salários têm subido acima dos preços, e mesmo assim a percepção continua negativa. Por fim, um dado crucial: os americanos estão mais otimistas com suas finanças pessoais do que com a economia nacional (Pew Research Center, maio/24). Ou seja, não são apenas dificuldades pessoais colorindo a percepção nacional.

Por isso, suspeito que haja mais em jogo. A desconexão entre percepção e dados é real. E ela se dá porque, hoje, o campo da narrativa tem uma autonomia própria.

O que você está lendo é [Kamala pode ter números, mas Trump conta a história].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...