Falha em sistema cibernético gera apagão global; no Brasil, bancos têm instabilidade e voos atrasam

Milhares de computadores com Windows apresentaram a temida tela azul que indica falha de sistema ao serem inicializados na madrugada desta sexta-feira (19). A pane generalizada afetou bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e muitos outros negócios em todo o mundo.

No Brasil, houve atrasos de voos e foram afetados bancos e serviços de saúde, entre outros.

Saiba mais

A crise foi causada por causa uma atualização defeituosa em um software da empres de cibersegurança CrowdStrike, que atende a Microsoft, segundo nota da gigante da tecnologia. O erro deixou os PCs e servidores afetados desconectados, o que força as máquinas a um loop de recuperação de sistema, impedindo que as máquinas iniciem corretamente.

O serviço da CrowdStrike é utilizado por mais de 20 mil empresas ao redor do mundo para gerenciar a segurança de computadores e servidores com Windows, e tem ganhado ainda mais espaço com a proibição da empresa russa Kaspersky de atuar nos Estados Unidos, por receio do Casa Branca de espionagem do Kremlim.

Como as versões mais recentes do Windows são adotadas em 95% dos computadores do mundo, outras empresas de nuvem como a Amazon Web Services (AWS) também relataram falhas de serviço.

Em paralelo, a Microsoft também divulgou uma falha no pacote Microsoft 365, que hospeda versões digitais de Word, Excel, PowerBI e Powerpoint. O acesso foi restabelecido.

O que você está lendo é [Falha em sistema cibernético gera apagão global; no Brasil, bancos têm instabilidade e voos atrasam].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...