Portões da universidade

"Nós queremos é que uma filha de uma empregada doméstica possa ser médica, possa ser dentista, possa ser engenheira. Nós não queremos uma sociedade dividida pelo berço que a pessoa nasceu."

Quem acredita em promover igualdade de oportunidades concorda com essa fala, proferida pelo presidente Lula em inauguração de novas instalações da Unifesp no começo do mês. No vídeo publicado pela Educação, é possível ver jovens emocionadas, refletindo a potência de se ampliar o acesso ao ensino superior para a redução das desigualdades.

Mas, como de praxe nas redes sociais, os comentários do vídeo vão muito além de apenas exaltar a capacidade de Lula de cativar. Há centenas de pessoas cobrando informações sobre os editais do Prouni e Fies, instrumentos necessários para viabilizar recursos financeiros para indivíduos realizarem uma graduação.

Parece que as reclamações não foram em vão. Na última quarta-feira (17), o edital para inscrições do Prouni foi publicado. Os estudantes terão um prazo de quatro dias para realizar as inscrições que começam na próxima terça-feira (23).

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 e já beneficiou milhões de estudantes de baixa renda, por meio de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. Ao promover a inclusão de estudantes de diferentes origens socioeconômicas, o Prouni contribui para a diversidade nas universidades, o que enriquece o ambiente acadêmico. Avaliações do programa apontam efeitos positivos, com melhora na empregabilidade dos beneficiários, sem comprometer a qualidade do ensino.

O que você está lendo é [Portões da universidade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...