Veja o que fazer se for afetado pela greve do INSS

Servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão em greve em todo o país desde 10 de julho. A medida atinge tanto quem trabalha de forma presencial, nas APSs (Agências da Previdência Social), quanto os que estão em home office.

Até o momento, segundo o INSS, cerca de cem agências estão fechadas total ou parcialmente, de um total de 1.306 unidades. No estado de São Paulo, segundo o INSS, 15 agências estão fechadas.

A reportagem visitou duas agências na região central de São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (18), segundo os segurados, os serviços de agendamento e perícia estavam normais e eles não tiveram dificuldades para acessá-los. A orientação dos funcionários foi a de realizar o agendamento prévio pelo canal 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

A reivindicação dos grevistas é um reajuste salarial de 33% até 2026 e a valorização da carreira de técnico do seguro social.

Os segurados podem acessar mais de cem serviços do instituto previdenciário pelo Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) como requerimento de benefício, cumprimento de exigência e solicitação de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). A Central de Atendimento 135 segue funcionando, de segunda a sábado, das 7h às 22h, segundo o INSS.

Com a adesão dos servidores, alguns serviços foram afetados. Para quem precisa de atendimento pericial para receber o auxílio-doença com afastamento de até 180 dias, o INSS orienta o uso do Atesmed. O sistema recebe atestados médicos ou odontológicos online, dispensando a perícia presencial. A ferramenta usa inteligência artificial para fazer cruzamentos de dados e detectar falsificações e fraudes.

Nos casos de perícia médica já marcada para benefício por incapacidade temporária, o INSS orienta o segurado a pedir a conversão de agendamento de perícia para Atestmed.

Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS.

O que você está lendo é [Veja o que fazer se for afetado pela greve do INSS].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...