Assassinatos de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 42% no Brasil em 2023

Duzentos e quatorze pessoas homossexual ou transexual foram assassinadas no Brasil em 2023. O levantamento é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18), com dados das polícias estaduais.

O número é 42% maior em comparação a 2022, quando houve 151 mortes.

Ceará (44), Maranhão (34) e Minas Gerais (32) foram os estados com mais casos. A taxa de ocorrências por 100 mil habitantes também é maior no estado governado por Elmano de Freitas (PT): 42.

Muitos estados não compartilharam dados sobre o tema, ignorando pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Fórum (que faz o Anuário) ou afirmando que não possuem a informação —é este o caso de São Paulo.

Esse é um grande problema, por gerar subnotificação e deixar o brasileiro sem a dimensão real do problema, diz Juliana Brandão, pesquisadora sênior do Fórum.

"Um fato que reforça esse argumento é que os dados produzidos por entidades independentes tem apontado crescimento muito maior de homicídios, comparando aos dados oficiais", afirma ela.

Brandão ainda reforça a necessidade de cooperação policial no enquadramento dos casos. "Se o agente, ao fazer o boletim, não reconhecer aquele crime como fruto de homofobia, teremos outro problema", diz.

Na capital paulista, Leonardo Rodrigues Nunes, 24, foi assassinado com um tiro na cabeça após marcar um encontro por meio de um aplicativo para pegação entre homens gays, o Hornet, no dia 12 de junho deste ano.

LEIA MAIS

O DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) negou motivação homofóbica no episódio. A resposta não faz sentido para a mãe da vítima, Adriana Rodrigues.

"Ele morreu porque era gay. Você não vê ódio contra héteros. Você não vê ódio contra brancos. Você não vê ódio contra ricos. Mas vê ódio contra pretos, contra pobres, contra gays", diz ela, moradora de Cambuquira, no interior de Minas Gerais, onde criou Leonardo antes do jovem partir para estudar e trabalhar em São Paulo.

O que você está lendo é [Assassinatos de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 42% no Brasil em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...