Biden está mais aberto a ouvir argumentos contra sua candidatura, dizem democratas

Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se mostrou mais receptivo a ouvir argumentos contra sua candidatura à reeleição, disseram correligionários nesta quarta-feira (17). A abertura ocorre após os dois principais líderes do Partido Democrata no Congresso expressarem preocupação com as perspectivas do pleito de novembro em conversas privadas com o presidente.

Biden não deu nenhuma indicação de que está mudando de ideia sobre permanecer na corrida, disseram os democratas, mas está disposto a ouvir dados de pesquisas novas e perguntou os possíveis caminhos para a vice-presidente Kamala Harris vencer caso ela seja sua substituta.

Os relatos sugerem que, pelo menos em particular, Biden está adotando uma postura mais aberta do que na semana passada, quando criticou deputados democratas que o pressionaram a se afastar.

Uma pessoa próxima ao presidente disse que seria errado chamá-lo de receptivo à ideia de desistir, mas que ele "está disposto a ouvir". Ela enfatizou que não há sinal de que Biden esteja mudando de curso neste momento.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Os relatos sucedem as conversas do senador Chuck Schumer e do deputado Hakeem Jeffries, os dois principais democratas no Congresso, com Biden, na semana passada. Eles teriam dito que seus correligionários estavam preocupados com as eleições de novembro e o destino dos candidatos à Câmara e ao Senado caso ele permaneça na cabeça da chapa, de acordo com duas pessoas informadas sobre as conversas privadas.

A Casa Branca sugeriu que Biden não foi influenciado pela discussão.

"O presidente disse a ambos os líderes que ele é o indicado do partido, planeja vencer e espera trabalhar com ambos para aprovar sua agenda de cem dias para ajudar as famílias trabalhadoras", disse Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca.

As conversas entre Biden e líderes do Congresso, descritas sob condição de anonimato por serem discussões confidenciais sobre um assunto sensível, vieram à tona após mais democratas se mostrarem insatisfeitos com a manutenção da candidatura do presidente na quarta.

De forma privada, Schumer e Jeffries, ambos de Nova York, persuadiram funcionários do partido para adiar a nomeação de Biden por uma semana, prolongando o debate sobre a viabilidade de sua candidatura.

O deputado Adam Schiff, da Califórnia, tornou-se o legislador democrata de maior destaque a pedir a Biden que encerre sua candidatura. Jeffrey Katzenberg, copresidente da campanha de Biden, disse ao presidente que os doadores pararam de contribuir para sua campanha, de acordo com uma pessoa com conhecimento da conversa.

O que você está lendo é [Biden está mais aberto a ouvir argumentos contra sua candidatura, dizem democratas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...