Como Lauana Prado rompe o conservadorismo que hoje domina a música sertaneja

Foi com a regravação de um sucesso dos anos 1980, "Escrito nas Estrelas", que Lauana Prado conquistou o topo das paradas do Spotify no Brasil por duas semanas e dominou as rádios no primeiro semestre deste ano, ao lado de nomes superlativos como o de Gusttavo Lima.

A artista goiana substituiu o timbre agudo de Tetê Espíndola, autora da versão original, pela voz rasgada e grave que é uma de suas principais características, numa estratégia que espelha, de certa forma, sua própria carreira, iniciada em 2012, quando foi semifinalista do primeiro The Voice Brasil, da TV Globo.

Prado, afinal, tem se pautado por resgatar a tradição, regravando não só "Escrito nas Estrelas" como uma série de clássicos do cancioneiro brasileiro, mas sem se prender ao passado, rompendo com estereótipos do sertanejo.

Num gênero hoje sem nenhuma figura de sucesso que não seja heterossexual —ao menos publicamente—, ela diz que contrariou recomendações dos profissionais com quem trabalhava e preferiu contar ao público que é bissexual e que não faz parte da ala conservadora.

A artista de 35 anos mantém relacionamentos com mulheres em frente às câmeras e, nas últimas eleições, há dois anos, declarou apoio a Lula e criticou Jair Bolsonaro, indo contra a maioria dos colegas do sertanejo —em sua maioria a favor do ex-presidente.

"Sofri resistência, ouvi que não ia tocar mais em tal festa. Mas, como cidadã e uma mulher que é mais do que uma artista, senti que tinha o direito de me expressar", ela afirma, em entrevista por videoconferência, de sua casa no interior paulista. "É gostoso sentir que não escondo nada do público."

O que você está lendo é [Como Lauana Prado rompe o conservadorismo que hoje domina a música sertaneja].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...