A polêmica cidade utópica que virou reduto dos ricos na Guatemala

A agitação típica da Cidade da Guatemala não existe em Cayalá.

Suas ruas silenciosas, suas casas brancas e os caminhos adornados com hortênsias de tom rosa claro deste lugar contrastam com o ruído do trânsito de carros de vendedores e as paredes de tons vivos de outras partes da cidade.

Localizada na zona leste da capital guatemalteca, Cayalá se tornou, em pouco tempo, o destino favorito das pessoas mais ricas do país.

"Este lugar é fantástico", diz Isabel. Ela tem cerca de 70 anos e espera sentada por seu filho na mesa de uma cafeteria, em uma das novas galerias com pé-direito alto que remetem à época colonial.

A cidade de Cayalá é uma zona urbana de 21 hectares, inaugurada em 2011. É um projeto residencial particular, que conta com áreas abertas e parques com livre acesso para qualquer pessoa que queira visitá-los.

Isabel nasceu no Equador, mas mora na capital dos Estados Unidos, Washington DC, há alguns anos. Ela conhece bem a Cidade da Guatemala porque morou lá quando seu marido trabalhou como embaixador equatoriano no país.

Há um mês, ela está em Cayalá, procurando uma casa para comprar. Assim, ela poderá alternar seus dias de folga entre os dois países adotivos. E também poderá ficar perto do seu filho, um dos 2 mil moradores deste exclusivo e polêmico bairro residencial.

"Na primeira vez em que estive em Cayalá, tive medo de me sentar no lado de fora", ela conta. "Mas, depois, percebi que este é um lugar seguro, onde tudo fica perto e as pessoas são muito atenciosas."

Enquanto fala, ela movimenta suavemente sua mão esquerda, onde se pode ver um anel de esmeraldas.

A cidade de Cayalá, há muitos anos, é alvo de críticas das pessoas que acreditam que ela é apenas uma amostra da extrema desigualdade social reinante na Guatemala.

O que você está lendo é [A polêmica cidade utópica que virou reduto dos ricos na Guatemala].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...