19 terminais de ônibus da cidade de SP passaram à iniciativa privada neste mês de novembro; concessão será de 30 anos; veja list

A Prefeitura de São Paulo informou que foi emitida ordem de serviço para início da concessão da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus municipais da cidade à iniciativa privada.

A concessão, segundo a SPTrans, começou oficialmente na terça-feira (1) e as empresas vencedoras da concessão administrarão esses terminais por um período de 30 anos, contratadas em regime de Parceria Público-Privada.

O repasse dos terminais foi dividido em três blocos: os terminais da região Noroeste serão administrados pela empresa 'SPE SP Terminais Noroeste S/A' e conta com nove locais, mais as paradas de ônibus Clínicas e Eldorado.

Já o grupo Sul foi concedido à 'SPE São Paulo Sul S.A' e terá 10 terminais sob responsabilidade da empresa. Apenas o processo licitatório do lote Leste está em andamento, segundo a SPTrans.

💥️LEIA MAIS:

Terminal Varginha na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 2 Terminal Varginha na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Terminal Varginha na Zona Sul de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Enquanto o processo licitatório para a PPP está em curso, os 12 terminais que compõem o bloco Leste e as estações do Expresso Tiradentes continuam sob administração direta da SPTrans.

A gestão Ricardo Nunes (MDB) diz que além de administrar os terminais, as empresas responsáveis deverão “realizar obras de melhoria e requalificação, atualização tecnológica e incorporação de novas soluções, manutenção e aprimoramento da qualidade da vigilância e limpeza dos locais, e propiciar redução dos custos diretos e indiretos”.

Na estimativa da SPTrans, a concessão dos terminais trarão uma economia de até R$ 3,5 bilhões à administração pública ao longo dos 30 anos, considerando os três blocos.

“Durante o período da concessão, o acesso dos passageiros aos terminais deve permanecer gratuito, como é hoje, e o padrão de qualidade e conforto deve ser ampliado. Além disso, a área operacional dos ônibus deverá ser mantida, de forma a não causar nenhum prejuízo ao sistema de transporte coletivo público da cidade. Como contrapartida, as concessionárias poderão veicular publicidade no interior dos equipamentos, ficarão responsáveis pela exploração comercial e poderão construir acima da área do terminal, criando novos empreendimentos e diversificando o uso do local”, declarou a SPTrans.

 Movimentação de ônibus no Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 2 de 2 Movimentação de ônibus no Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação de ônibus no Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Confira como ficaram a administração de cada terminal da cidade:

O que você está lendo é [19 terminais de ônibus da cidade de SP passaram à iniciativa privada neste mês de novembro; concessão será de 30 anos; veja list].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...