'Thriller', álbum icônico de Michael Jackson, faz 40 anos com ecos e registros na discografia brasileira

Caetano Veloso (no alto à esquerda), Milton Nascimento (no alto à direita), Dulce Quental (acima à esquerda), Ivete Sangalo (acima ao centro) e Cris Delanno — Foto: Divulgação / Montagem g1 1 de 1 Caetano Veloso (no alto à esquerda), Milton Nascimento (no alto à direita), Dulce Quental (acima à esquerda), Ivete Sangalo (acima ao centro) e Cris Delanno — Foto: Divulgação / Montagem g1

Caetano Veloso (no alto à esquerda), Milton Nascimento (no alto à direita), Dulce Quental (acima à esquerda), Ivete Sangalo (acima ao centro) e Cris Delanno — Foto: Divulgação / Montagem g1

♪ 💥️ANÁLISE – Um dos álbuns mais icônicos do universo pop mundial em todos os tempos, 💥 completa hoje 40 anos com ecos e gravações na discografia brasileira. Lançado em 30 de novembro de 1982, o sexto álbum solo de estúdio do cantor e compositor norte-americano Michael Jackson (1958 – 2009) apresentou músicas que seduziram artistas de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Um dos mega hits do disco, a canção 💥 (Michael Jackson), por exemplo, ganhou em 1986 uma gravação em que Caetano Veloso aborda a música de Jackson em medley em que faz o link sagaz de 💥 com a brasileira 💥 (Fernando Lobo e Evaldo Rui, 1950) e com a inglesa 💥 (John Lennon e Paul McCartney, 1966).

A expressiva gravação integra o álbum 💥 (1986), disco de boz e violão, gravado pelo artista para o mercado dos Estados Unidos e editado no Brasil em 1990, quatro anos após o lançamento nos EUA.

Em 1999, 💥 (Michael Jackson), outro single do álbum 💥 ganhou a voz de Milton Nascimento em gravação feita para o álbum 💥(1999), primeiro disco do cantor como intérprete de músicas alheias. Nove anos mais tarde, 💥 reapareceu em clima de bossa nova, na voz da cantora Cris Delanno, no disco 💥 (2008).

Foi para este tributo a Michael Jackson em ritmo de bossa nova que Barbara Mendes gravou a já mencionada 💥 e Lulu Joppert abordou 💥 (Michael Jackson) e a música-título 💥 (Rod Temperton) enquanto Marcela Mangabeira cantou a mesma 💥(Steven Porcaro e John Bettis) que reverberara em 1986 nas rádios do Brasil, na voz de Dulce Quental, na versão em português intitulada 💥 e escrita pelos irmãos poetas e letristas Jorge Salomão (1946 – 2023) e Waly Salomão (1943 – 2003). Carlos Navas regravou essa mesma versão em 1997.

Já Ivete Sangalo, Ithamara Koorax e João Senise registraram 💥 com a letra original em inglês em discos editados em 2010, 2014 e 2017, respectivamente.

Enfim, como todo álbum referencial em escala pop mundial, 💥 ainda reverbera no Brasil no momento em que completa 40 anos com fôlego para conquistar futuras gerações.

O que você está lendo é ['Thriller', álbum icônico de Michael Jackson, faz 40 anos com ecos e registros na discografia brasileira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...