Nomes de novos integrantes do Gaeco são publicados no Diário Oficial do MPRJ

Diário Oficial do MPRJ publicou nomeação dos novos integrantes do Gaeco nesta terça-feira (17) — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do MPRJ 1 de 3 Diário Oficial do MPRJ publicou nomeação dos novos integrantes do Gaeco nesta terça-feira (17) — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do MPRJ

Diário Oficial do MPRJ publicou nomeação dos novos integrantes do Gaeco nesta terça-feira (17) — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do MPRJ

Nomes de novos integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco), do Ministério Público do Rio, foram publicados na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do órgão.

O grupo de trabalho anterior pediu exoneração conjunta na sexta (13), após a recondução de Luciano Mattos ao cargo de procurador-geral de Justiça do RJ.

Segundo a publicação, o procurador 💥️Luciano Lessa Gonçalves dos Santos passa a responder 💥️interinamente pelo Grupo, que está em fase recomposição. Ele é considerado um dos principais apoios de Luciano Mattos, que tomou posse nesta terça.

"Vamos dar prioridade máxima para a escolha de nomes competente e comprometidos com a instituição e com a investigação", disse Mattos.

Foram nomeados inicialmente os seguintes promotores de Justiça:

"As nomeações garantem a continuidade das investigações em curso, incluindo o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, que, sem prejuízo, terá recomposta a Força-Tarefa criada pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos em março de 2023", diz a nota do MPRJ.

O governador Cláudio Castro (PL) optou por reconduzir Luciano Mattos para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Mattos tinha assumido o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em janeiro de 2023.

O procurador aceitou a nomeação — apesar de ter manifestado apoio a outra colega.

A decisão de manter Mattos à frente da chefia da promotoria fluminense por mais um biênio (2023-2025) foi publicada no Diário Oficial do RJ de sexta.

Governador Cláudio Castro nomeia, por recondução, o promotor Luciano Oliveira Mattos de Souza como procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro 2 de 3 Governador Cláudio Castro nomeia, por recondução, o promotor Luciano Oliveira Mattos de Souza como procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Governador Cláudio Castro nomeia, por recondução, o promotor Luciano Oliveira Mattos de Souza como procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro

A nomeação rompeu a tradição da nomeação do candidato mais votado pelos pares: ele ficou em segundo, com 💥️437 votos (ou 41,69%), atrás de 💥️Leila Costa, que obteve 💥️485 votos (46,27%). Terceira colocada, 💥️Somaine Cerruti terminou com 💥️126 votos (12,02%).

A lei permite que o governador escolha entre esses três nomes — e não há obrigação de indicar o candidato que recebeu mais votos. Em 2023, Mattos foi o mais votado na eleição interna.

O último caso que se tem notícia de um governador ter escolhido o candidato da segunda posição foi em 2003, quando a governadora Rosinha Garotinho escolheu Antônio Vicente da Costa Júnior.

Luciano Mattos foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: TV Globo/Reprodução 3 de 3 Luciano Mattos foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: TV Globo/Reprodução

Luciano Mattos foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do RJ — Foto: TV Globo/Reprodução

Durante a campanha, o procurador-geral de Justiça divulgou uma carta em que disse: "Registro, desde já, o meu compromisso de apoio à nomeação do candidato mais votado pela classe, posicionamento defendido em toda a minha carreira".

No dia seguinte à eleição, Mattos divulgou uma segunda carta aos membros do MP e declarou: "Quero ratificar, de forma expressa, o compromisso que assumi durante a campanha, no sentido do meu integral apoio à escolha, pelo governador, da candidata mais votada".

Tão logo a nomeação foi publicada, Mattos divulgou uma carta aos colegas de MPRJ.

“Como todos devem se lembrar, no dia imediato à divulgação do resultado da eleição, encaminhei carta à classe agradecendo a expressiva votação que obtive, tendo manifestado, na oportunidade, meu apoio à nomeação da candidata mais votada, reafirmando, assim, o compromisso assumido desde o lançamento de minha candidatura”, lembrou.

O que você está lendo é [Nomes de novos integrantes do Gaeco são publicados no Diário Oficial do MPRJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...