Rússia perde 53 soldados por cada quilómetro conquistado na Ucrânia, revelam especialistas - Executive Digest

As forças russas estão a sofrer perdas de pessoal sem precedentes nas suas operações ofensivas na Ucrânia, com 53 soldados perdidos por cada quilómetro quadrado capturado durante os meses do outono, revelou esta sexta-feira o Instituto de Estudos da Guerra (ISW).

O think tank sem fins lucrativos informou que a Rússia está a sofrer perdas crescentes de tropas devido aos esforços para fazer avanços táticos na parte ocidental da região de Donetsk. “As forças russas sofreram, portanto, cerca de 125.800 baixas durante um período de operações ofensivas intensificadas em setembro, outubro e novembro de 2024, em troca de 2.356 quilómetros quadrados de ganhos & ou aproximadamente 53 baixas russas por quilómetro quadrado de território ucraniano. Isso equivale a 138 tropas por milha quadrada conquistada na Ucrânia neste período de três meses”, referiu o ISW.

Apesar das perdas significativas de tropas, Moscovo fez progressos em termos de ganhos na região de Donetsk recentemente, ao tomar territórios perto de Toretsk, Pokrovsk e Kurakhove no início desta semana.

No entanto, a guerra de Vladimir Putin contra a Ucrânia teve um alto custo para a população russa, sendo que o ISW relatou que as perdas podem não ser sustentáveis ​​no decorrer da guerra a longo prazo.

As forças russas sofreram a maior perda de tropas por mês desde o início da guerra em novembro, com 45.720 soldados mortos, de acordo com os números das Forças Armadas da Ucrânia. As perdas russas nos últimos meses aumentaram constantemente, principalmente desde junho. Recorde-se que Moscovo não divulga as suas perdas militares.

Durante setembro e outubro, o ISW relatou que as forças russas sofreram baixas que totalizaram 80.110 soldados, enquanto ganharam aproximadamente 1.517 quilómetros quadrados de ganhos na Ucrânia e na região de Kursk.

Em termos de ganhos territoriais em novembro, o ISW indicou que as forças russas “avançaram a uma taxa de aproximadamente 27,96 quilómetros quadrados por dia e conquistaram um total de 839 quilómetros quadrados na Ucrânia e na região de Kursk”.

Por último, o ISW escreveu que o restrito grupo de soldados da Rússia dificilmente conseguirá sustentar essa “taxa crescente de baixas no médio prazo, e o apoio militar ocidental contínuo à Ucrânia continua a ser vital para a capacidade do país de infligir perdas nesse ritmo”.

Ler Mais
O que você está lendo é [Rússia perde 53 soldados por cada quilómetro conquistado na Ucrânia, revelam especialistas - Executive Digest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...