Vanessa da Mata corta mau-olhado com golpes de afrobeat em 'Foice'
Capa do single 'Foice', de Vanessa da Mata — Foto: Priscila Prade
Resenha de single
Título: 💥️
Artista: 💥️Vanessa da Mata
Composição: 💥️Vanessa da Mata
Álbum: 💥️
Edição: Edição independente da artista / ONErpm (distribuição)
Cotação: ★ ★ ★ 💥️½
♪ Segundo single de 💥️, álbum com músicas inéditas programado por Vanessa da Mata para ser lançado neste primeiro semestre de 2023, 💥️ soa tão surpreendente quanto o primeiro single.
Se a música-título 💥️ (Vanessa da Mata e Papatinho, 2022) se revelou atípico R&B de moderado sabor tropical, ao ser apresentado em single editado em 11 de dezembro, 💥️ corta maus olhados com golpes de afrobeat em gravação lançada hoje, 27 de janeiro.
Primeira música gravada para o álbum 💥️, 💥️ ganhou forma no estúdio Visom Digital, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com os batidas dos músicos Magno Souza (baixo elétrico), Maurício Pacheco (guitarra), Rodrigo Braga (teclados e piano), Theo Zagrae (bateria) e Vanderlei Silva (percussão), além do violoncelo de Jaques Morelenbaum, ouvido fora do tom lírico (habitualmente associado ao instrumento) na gravação feita com produção musical orquestrada pela própria Vanessa da Mata.
A música 💥️ reitera a singularidade do fluxo imagético e melódico dessa compositora que veio sem manual, lá de Alto Garças, no Mato Grosso.
Mais do que em 💥️, faixa que pareceu forçar link com o universo do produtor musical Papatinho, parceiro de Vanessa da Mata na música-título do álbum, 💥️tem mais a cara do som da artista.
, receita a cantora em verso da letra em que menciona santos e orixás ao prescrever axé, banhos, couve, mel e limão como remédios para curar .
Com a palavra, a compositora: “Essa música fala do sincretismo, dessa multiplicidade de religiões brasileiras, que são o psicólogo e sustentador dos aflitos. É sobre os mateiros, Pajés, pessoas que realmente conhecem as ervas. 💥️ é uma tentativa intensa de se equilibrar no meio da zoeira, da falta de tantos tipos de perspectiva, do buraco existencial, do não combinado, do despreparado e do peso descompensado que pagamos nos impostos, sem termos quase nenhuma infraestrutura. Tudo isso sendo um fruto bizarro da incompetência política que vem se arrastando ao longo dos anos e que nos assola”, conceitua Vanessa da Mata ao discorrer sobre 💥️ em nota sobre o inusitado segundo single do vindouro álbum 💥️.
O que você está lendo é [Vanessa da Mata corta mau-olhado com golpes de afrobeat em 'Foice'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments