Especialista sobre tragédia no RS: Clima era ruim; alguém pode ter errado

Na queda do avião de pequeno porte na cidade de Gramado (RS), no qual dez pessoas morreram, a condição climática era ruim e algum erro humano, não necessariamente do piloto Luiz Cláudio Galeazzi, pode ter causado o acidente, analisou 💥️Gerardo Portela, especialista em gestão de risco, em entrevista ao 💥️ysoke News deste domingo (22).

Houve algum tipo de 'fator humano', que a gente chama aqui na aviação, que é o fator técnico ou de engenharia que induz a pessoa a cometer o erro, seja uma informação errada sobre condição climática, seja um pedido para decolar...

Então, são questões que estão sendo investigadas. Dentro de fatores humanos, você [pode] perder a 'consciência situacional' — dando um exemplo para o leigo, é como se você acordasse no escuro e fosse tateando, se movimentando dentro da casa, e num dado momento você batesse em alguma coisa, porque você não tem noção de onde está, porque você perdeu a consciência da situação em que você se insere. Seja por uma informação errada ou por uma questão até biológica.

    Cinismo ganhou status de política de estado no Rio

    Josias de Souza

    Cinismo ganhou status de política de estado no Rio

  • Vítor Roque pode jogar no Palmeiras, mas não agora

    PVC

    Vítor Roque pode jogar no Palmeiras, mas não agora

  • Lula reclama de Janja ao reclamar da comunicação

    Andreza Matais

    Lula reclama de Janja ao reclamar da comunicação

  • A incrível lição do time feminino do Grêmio

    Milly Lacombe

    A incrível lição do time feminino do Grêmio

O que a gente sabe é que a condição climática era ruim. E a aeronave não tinha limitações para enfrentar esse tipo de condição climática. O aeroporto também era extremamente precário.
💥️Gerardo Portela

Gerardo Portela, no entanto, ressaltou que não necessariamente o piloto, mas que alguém do aeroporto também pode ter permitido o voo ou qualquer outro tipo de falha técnica.

Alguém pode ter cometido um erro, um equipamento único pode ter falhado. E essa soma de erros resultou nessa tragédia horrorosa, porém, a gente tem condição de superar, é para isso que existe engenharia, para isso que existem ciência e tecnologia, para você entender os desafios, aprender as lições com os erros, reescrever as regras, melhorar as regras, ser um pouco mais rigoroso, fortalecer a segurança e seguir em frente.
💥️Gerardo Portela

O 💥️ysoke News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home YSOKE, no YouTube e Facebook do. O Canal também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do

O que você está lendo é [Especialista sobre tragédia no RS: Clima era ruim; alguém pode ter errado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...