Climatologista Carlos Nobre vai participar de seminário sobre impactos das mudanças climáticas nas cidades, em Petrópolis, no RJ

Carlos Nobre é um dos principais climatologistas brasileiros da atualidade; ele vai participar de evento em Petrópolis sobre mudanças climáticas — Foto: GloboNews 1 de 1 Carlos Nobre é um dos principais climatologistas brasileiros da atualidade; ele vai participar de evento em Petrópolis sobre mudanças climáticas — Foto: GloboNews

Carlos Nobre é um dos principais climatologistas brasileiros da atualidade; ele vai participar de evento em Petrópolis sobre mudanças climáticas — Foto: GloboNews

O climatologista e pesquisador Carlos Nobre vai participar de um seminário que será realizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, para discutir sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano das cidades.

Em maio do ano passado, o cientista foi eleito membro da Royal Society, que é uma instituição acadêmica destinada à promoção do conhecimento científico fundada em 28 de novembro de 1660 em Londres. Ele, que ingressou como Membro Estrangeiro, é reconhecido por seus trabalhos em temas ligados ao aquecimento global e também estuda a Amazônia há mais de 40 anos. Após Dom Pedro 2º, ele é o primeiro brasileiro a entrar para a lista.

Em 2023, Nobre recebeu o prêmio da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) de Diplomacia Científica.

💥️Leia também

O encontro é a I Jornada da Virada Climática, realizada pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), e será entre os dias 15 de fevereiro e 20 de março - datas que, no ano passado, foram marcadas pelas chuvas que resultaram na maior tragédia climática do município que deixou 234 mortos.

O objetivo do evento é reunir trabalhos e ideias para que seja possível repensar Petrópolis no contexto das urgências climáticas, as mudanças que precisam acontecer em atitudes e ações individuais e coletivas, nas revisões dos modelos de desenvolvimento urbano, desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural.

A abertura vai contar com a participação de Carlos Nobre e do meteorologista Marcelo Seluchi, responsável pela Sala de Operações do do CEMADEN/MCTI.

Os professores Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP, e Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da FMP, estão organizando o evento, com rica programação, que será divulgada em breve, e convidam a sociedade para que possa participar do evento de reflexão, debate e promoção de ações.

Interessados em inscrever propostas de trabalhos que serão apresentadas durante o evento devem preencher um formulário disponível neste link até o dia 10 de fevereiro.

De acordo com Carlos Nobre, eventos climáticos com características como as do que ocorreu em Petrópolis serão cada vez mais frequentes e constituem uma emergência climática, pois afetam vidas de cidadãs e cidadãos, estruturas físicas, infraestruturas de cidades e economias de pessoas e cidades.

O que você está lendo é [Climatologista Carlos Nobre vai participar de seminário sobre impactos das mudanças climáticas nas cidades, em Petrópolis, no RJ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...