Sucesso de bloqueio na China é exemplo em luta contra vírus
“Se você tirar o pé do freio, que é deixar de fazer intervenções, a gravidade começará a acelerar o carro novamente” (Imagem: REUTERS/Aly Song)
Com mais bloqueios nos 💥️Estados Unidos, 💥️Reino Unido e outros países, as primeiras lições de quão eficazes serão contra o novo 💥️coronavírus vêm do exterior.
Enquanto a 💥️China toma medidas para suspender a quarentena em Wuhan, epicentro original do vírus, depois de conter o surto, a Índia e grande parte da 💥️Europa anunciam bloqueios. As comparações são complicadas por causa de diferenças de gravidade do surto, regimes de testes e sistemas de saúde de cada país.
Países como 💥️Coreia do Sul combateram a pandemia com sucesso sem quarentenas em larga escala, se apoiando mais em ferramentas como testes e rastreamento de contatos.
Mesmo assim, os números alimentam o otimismo de que uma restrição global à vida pública pode atrasar a propagação do vírus. A questão é quanto tempo as medidas devem durar para garantir que o surto não retorne.
Marc Lipsitch, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, comparou o distanciamento social com o freio de um carro que desce ladeira abaixo.
“Se você tirar o pé do freio, que é deixar de fazer intervenções, a gravidade começará a acelerar o carro novamente”, disse. “Enquanto houver casos, vai acelerar e resultar em mais casos.”
Alguns exemplos de medidas de combate ao surto:
China
Não houve nenhum novo caso de transmissão do vírus no país cerca de oito semanas após a quarentena generalizada imposta pelo governo na província de Hubei, com cerca de 60 milhões de pessoas. Agora, com a previsão de fim do bloqueio em Wuhan em 8 de abril, outros países estarão atentos para ver se ocorrerão novos contágios.
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, um grande número de testes e uma caça em todo o país para rastrear contatos de pacientes do Covid-19 conseguiram diminuir a propagação sem um bloqueio geral. Autoridades de saúde rastrearam e testaram cerca de 212 mil membros de uma seita religiosa depois de confirmar que uma pessoa do grupo havia testado positivo para o vírus em fevereiro.
Itália
Autoridades italianas anunciaram, com cautela, uma queda do número diário de mortes registradas na segunda-feira, com cerca de duas semanas de bloqueio nacional. Uma multidão deixou as áreas mais atingidas no norte industrial do país no início do surto, potencialmente trazendo o vírus junto.
Autoridades se apressaram em dizer que só porque as medidas parecem ter relativamente funcionado não significa que devem ser afrouxadas no curto prazo. Essas preocupações foram destacadas com o aumento das mortes provocadas pelo vírus na terça-feira.
EUA
Os EUA adotaram uma abordagem fragmentada para combater o vírus, desde um bloqueio quase total em estados como Ohio, Nova York e Califórnia a vagas recomendações para evitar grandes multidões e trabalhar em casa. Os contágios aceleram, e o país pode se tornar o novo epicentro do surto, disse Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde.
O que você está lendo é [Sucesso de bloqueio na China é exemplo em luta contra vírus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments