Imagens de satélite confirmam implantação de tropas norte-coreanas na Rússia, garante Seul - Executive Digest
Tropas das forças especiais norte-coreanas foram vistas a abordar navios russos e a serem transportadas para o continente em imagens de satélite divulgadas pelos serviços de inteligência da Coreia do Sul: as imagens, de acordo com a revista ‘Newsweek’, mostram tropas do regime de Kim Jong-un a embarcar em navios de transporte naval russos e depois a organizar-se no continente.
Segundo o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, quatro navios de desembarque e três navios de escolta pertencentes à Frota Russa do Pacífico concluíram o primeiro transporte de aproximadamente 1.500 forças especiais norte-coreanas de perto de Chongjin, Hamhung e Musudan, Coreia do Norte, para Vladivostok, Rússia.
Os serviços secretos sul-coreanos “detetaram, entre 8 e 13 (de outubro), que a Coreia do Norte transportou as suas forças especiais para a Rússia num navio de transporte da Marinha russa, confirmando o início do envolvimento militar da Coreia do Norte” nos esforços de guerra russos na Ucrânia, indicaram num comunicado, composto também por imagens de satélite detalhadas.
O site do Governo sul-coreano informou que as imagens confirmam o início da participação norte-coreana na guerra na Ucrânia.
Já um relatório de inteligência sul-coreano declarou que Pyongyang enviou um total de 12 mil soldados para ajudar Moscovo na sua guerra com a Ucrânia, o que levanta preocupações mundiais sobre o aumento de tensões e o potencial de um conflito mais amplo, agora com um terceiro país. Segundo a Agência de Notícias Yonhap, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) declarou que as tropas norte-coreanas se organizaram em quatro brigadas.
Se for confirmado, isso marca o primeiro envolvimento significativo da Coreia do Norte num conflito internacional, apesar do seu grande exército de 1,2 milhões de pessoas não ter ampla experiência em combate.
Ler MaisO que você está lendo é [Imagens de satélite confirmam implantação de tropas norte-coreanas na Rússia, garante Seul - Executive Digest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments