Confaz revoga convênio que fixava alíquota única de ICMS para o diesel

O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema (Imagem: Flickr/Carlos Moura/SCO/STF)

O 💥️Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) revogou nesta quarta-feira, 22, o convênio que fixou alíquota única de R$ 1,006 por litro do 💥️diesel, como possibilidade de descontos em cada Estado.

A deliberação do colegiado considerou a decisão do ministro do💥️ Supremo Tribunal Federal (STF) 💥️André Mendonça, que determinou, na sexta-feira, que as alíquotas do 💥️ICMS cobradas sobre todos 💥️combustíveis devem ser uniformes em todo o País.

O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema. Até lá, o cálculo da alíquota de ICMS sobre os combustíveis deve levar em conta a média de preços praticados nos últimos 60 meses.

A medida, tomada de forma individual pelo magistrado, vale não só para o diesel, mas também para todos os combustíveis. O Confaz, entretanto, não fixou uma regra de transição, apenas revogou o convênio.

Mendonça também determinou na definição das alíquotas que os Estados considerem um intervalo mínimo de 12 meses entre a primeira fixação e o primeiro reajuste, e de seis meses para os reajustes subsequentes.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. 💥️Siga agora a página do Money Times no Facebook!

O que você está lendo é [Confaz revoga convênio que fixava alíquota única de ICMS para o diesel].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...