Balanços do 2T22: Veja o calendário de resultados das empresas da Bolsa
Ibovespa caiu 17,9% durante o segundo trimestre deste ano, em reais. (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)
A temporada de 💥️resultados do segundo trimestre de 2022 (2T22) está em andamento. Os balanços do período devem continuar a evidenciar impactos da💥️ inflação global em alta e disrupções nas cadeias de produção.
O segundo trimestre foi marcado pelo aumento do temor do risco de recessão, principalmente nos EUA. Com a inflação do país atingindo os maiores patamares desde 1980, o Federal Reserve (Fed) iniciou seu processo de alta de juros no início do ano, na tentativa de trazer a inflação de volta para sua meta, ao redor de 2,0%.
No entanto, com a alta dos preços chegando em níveis recordes e sem dar sinais de arrefecimento, o banco central americano passou a sinalizar altas de juros maiores. A retirada de estímulos pode levar à contração de demanda, e uma desaceleração econômica.
O mercado segue atento e com dúvidas se o Fed conseguirá levar a economia americana a um pouso suave, isto é, uma leve desaceleração, ou se a recessão americana virá de maneira mais profunda.
Como resultado dessas preocupações, o💥️ Ibovespa caiu 17,9% durante o segundo trimestre deste ano, em reais.
Em dólares, a queda foi de 25,2%, enquanto o S&P 500 caiu 16,5% e o MSCI ACWI em dólares & uma referência para o desempenho dos mercados globais, recuou 16,1%.
O que esperar dos balanços no geral?
O mercado espera uma redução do Lucro por Ação (LPA) das empresas do Ibovespa em 8%, provavelmente explicado pelo aumento do risco de recessão, segundo a XP Investimentos.
Já em relação ao Lucro Operacional (EBITDA) das empresas, o mercado espera uma alta de 8%. Para a receita, o consenso espera uma pequeno aumento em relação ao 2T21.
Por setor, a XP destaca:
- 💥️Bancos: devem apresentar resultados sólidos, se beneficiando do robusto crescimento do crédito;💥️Varejo alimentar, com destaque para o atacarejo: deverá registar uma forte aceleração na recuperação do B2B;💥️Petróleo e Gás: deve ser beneficiado pelos altos níveis dos preços médios do petróleo Brent durante o trimestre;💥️Shoppings: continuarão mostrando uma forte recuperação, especialmente para carteiras dominantes com maior exposição no segmento de alto padrão;💥️Farmácias: deve ser beneficiado pela aceleração do crescimento, impulsionada pela demanda ainda sólida por medicamentos/OTCs e pelo reajuste de preços de abril;💥️Varejistas de alta renda: são destaque porque vem surpreendendo com resultados acima das expectativas mesmo frente ao cenário macroeconômico mais desafiador.
Veja o calendário dos balanços:
Fontes: calendários de eventos corporativos e sites de RI das empresas. Levantamento realizado pelo Seu Dinheiro, empresa que pertence ao mesmo grupo que o 💥️Money Times.
✅💥️Money Times é Top 10 em Investimentos!
✅É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, 💥️VOTE AQUI!
O que você está lendo é [Balanços do 2T22: Veja o calendário de resultados das empresas da Bolsa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments